Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Remédios para pressão alta não agravam covid-19, mostra estudo

Os autores recomendaram que os pacientes não deveriam descontinuar o tratamento para evitar o vírus - Reprodução/Northwester Medicine
Os autores recomendaram que os pacientes não deveriam descontinuar o tratamento para evitar o vírus Imagem: Reprodução/Northwester Medicine

Deborah Nelson

Da Reuters, em Maryland

12/06/2020 22h10

Um novo estudo oferece evidências confortantes a centenas de milhões de pessoas que sofrem com a pressão arterial alta de que medicamentos para a hipertensão não os colocam em risco maior com a covid-19, como temiam alguns especialistas.

Duas classes de medicamentos para a pressão sanguínea, chamados inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECAs) e bloqueadores de receptores da angiotensina (BRA), foram questionados após o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA reportar em abril que 72% dos pacientes hospitalizados com a covid-19 que tinham mais de 65 anos idade tinham hipertensão.

Estima-se que os inibidores de IECA e BRAs exercem suas atividades ao longo dos mesmos caminhos biológicos utilizados pelo novo coronavírus, causador da covid-19, para atacar os pulmões.

Pesquisadores da Universidade de Oxford recomendaram que alguns pacientes parassem de tomar os medicamentos até que os riscos fossem mais conhecidos, enquanto outros argumentaram que os pacientes deveriam manter o uso dos remédios.

Um especialista do Centro Johns Hopkins para Segurança e Eficiência de Medicamentos em Baltimore descreveu o debate como "uma das mais importantes questões clínicas".

O novo estudo publicado hoje não encontrou aumento significativo no risco clínico de diagnósticos ou hospitalizações por covid-19 com o uso de IECAs ou BRAs comparados com outros tratamentos de primeira linha para a hipertensão.

Os autores recomendaram que os pacientes não deveriam descontinuar o tratamento para evitar o vírus, que já infectou mais de 7,5 milhões de pessoas em todo o mundo e já matou mais de 420 mil.

*Com Robin Respaut, em São Francisco