Para viver Griselda, Vergara fumou cigarro de ervas; ele também faz mal?

A atriz Sofía Vergara, 51, contou que aprendeu a fumar para viver a traficante colombiana Griselda Blanco na série "Griselda", disponível na Netflix. "Eu aprendi a fumar e nunca nem toquei em um cigarro a minha vida toda. E eu tinha 50 anos de idade", contou em entrevista ao Entertainment Tonight.

Segundo Vergara, os cigarros cenográficos eram de ervas, sem nicotina (que causa dependência) —produtos assim também costumam não ter tabaco.

Mas será que mesmo sem essas substâncias os cigarros fazem mal? Pneumologistas consultados por VivaBem afirmam que sim. Isso acontece porque a combustão (ou queima) gera substâncias tóxicas. Três exemplos são o alcatrão, a acroleína e o monóxido de carbono, indica a pneumologista Maria Vera Cruz, do HSPE (Hospital do Servidor Público Estadual), em São Paulo.

Não existe fumaça segura para ser inalada para os pulmões. Claudio Luiz Ferraz, pneumologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

"A combustão de qualquer produto gera substâncias tóxicas em partículas, que, ao serem inaladas, podem causar vários tipos de doenças", completa o médico.

Quais são os riscos dos cigarros de ervas?

Mais estudos científicos são necessários para entender a extensão dos riscos desses produtos. De acordo com Ferraz, esse é um "território ainda não totalmente conhecido pela ciência".

No entanto, pesquisas já apontam que os malefícios estão ligados ao tempo de uso e às ervas escolhidas. Uma combinação comum, por exemplo, é o cigarro de sete ervas, que leva alecrim, alfazema, calêndula, camomila, hortelã, jasmim e sálvia.

As consequências descritas são semelhantes às relacionadas ao consumo de longo prazo dos cigarros convencionais. É o caso de câncer de boca e de pulmão, doenças pulmonares (como o enfisema) e cardíacas, principalmente.

Continua após a publicidade

Queixas agudas, de pouco tempo de uso, também podem surgir. Exemplos comuns são pneumonias e inflamações no pulmão. Cigarros de ervas sem controle de produção também aumentam o risco de infecções, que podem ter desfechos graves.

Dor de cabeça por seis meses

Sofía Vergara fumava na maioria das cenas e contou que teve dores de cabeça intensas por seis meses —o período de gravações—, devido aos cigarros.

Segundo os pneumologistas, isso também é justificado pela liberação de substâncias tóxicas, sobretudo o monóxido de carbono. Quando inalado, ele tem efeito irritativo e pode causar sintomas, incluindo a dor de cabeça e sensação de sonolência.

Deixe seu comentário

Só para assinantes