Tenho a pele muito oleosa, manchando até a roupa de cama. Tem tratamento?

Sim, tem tratamento, que se dá por meio da limpeza e hidratação da pele, além da proteção solar e dieta balanceada. É importante manter uma higiene adequada para controlar a oleosidade e prevenir a formação dessas manchas nas roupas de cama.

Você deve usar produtos específicos para pele oleosa, como gel de limpeza ou sabonete facial. Há, no mercado, várias opções de sabonetes para pele oleosa com ativos adstringentes.

Evitar limpar a pele em excesso para não provocar o efeito rebote, que é o aumento da produção de sebo.

Optar por produtos com acabamento mate, oil free ou toque seco, que impedem a sensação de brilho extremo logo após a aplicação.

Um dos produtos mais usados no controle da oleosidade é o ácido salicílico, que tem efeito anti-inflamatório, além de ajudar na renovação da pele e melhorar o aspecto de poros abertos.

O ácido glicólico é outra substância bastante utilizada e que possui os mesmos efeitos do ácido salicílico. A diferença é que esse ativo ajuda no controle de manchas na pele.

Há, ainda, substâncias com efeito secativo, reguladores da secreção sebácea, como asebiol.

Já o ácido retinóico também age promovendo controle na produção de sebo e redução de comedões (cravos), utilizado em forma de gel ou creme.

O importante é buscar ajuda de um médico dermatologista para que o profissional possa indicar o melhor tratamento.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que a pele oleosa precisa ser hidratada. Nesse caso, os produtos devem ser usados em gel ou sérum, que são mais leves e não pioram a oleosidade. Sem esquecer, claro, do uso de protetor solar diariamente, que não só protege a pele dos raios UV, como também ajudam a controlar a oleosidade da pele.

A alimentação, como mencionado, merece atenção. Por isso, evite o consumo de alimentos ricos em gordura e de bebidas alcoólicas, que podem aumentar a oleosidade.

Roupa de cama também influencia

A pele oleosa pode deixar marcas na roupa de cama devido ao excesso de sebo, um óleo natural que é produzido pelas glândulas sebáceas (presentes em toda pele). Durante o sono, esse sebo, misturado com suor e células mortas, pode ser transferido para os lençóis, resultando em manchas nos tecidos. Mas lençóis sujos também podem acumular bactérias e outros microrganismos que têm potencial para obstruir os poros e causar acne.

Por isso, se sua pele é muito oleosa, às vezes é necessário fazer a troca da roupa de cama a cada dois a quatro dias. Sem esquecer que o ideal é usar tecidos mais leves, que transpirem melhor, como o algodão.

Dormir em ambiente mais ventilados também ajuda a evitar o suor e controlar a oleosidade da pele.

Continua após a publicidade

Fontes: Aurenita Melo, médica dermatologista do HUAC-UFGC (Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande), na Paraíba, ligado à Rede Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e Juliana Toma, médica dermatologista na Clínica de Dermatologia Dra Juliana Toma.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Deixe seu comentário

Só para assinantes