Ron Cephas Jones, ator de 'This Is Us' que morreu, já teve DPOC; o que é?

O ator Ron Cephas Jones, que interpretou William Hill em "This Is Us", morreu aos 66 anos. A notícia foi dada pela revista People, em matéria publicada neste sábado (19).

"O amado e premiado ator Ron Cephas Jones faleceu aos 66 anos devido a um problema pulmonar de longa data", disse um representante do artista ao veículo.

Em 2021, durante entrevista ao jornal The New York Times, o ator disse que ficou internado por dois meses ao receber um transplante duplo de pulmão. Na época, ele lutava contra uma doença pulmonar obstrutiva crônica.

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é a manifestação de duas doenças respiratórias que obstruem a passagem do ar pelos pulmões: bronquite crônica e enfisema pulmonar.

Cigarro é o grande vilão. A doença está intimamente relacionada ao tabagismo e no Brasil estima-se que atinja cerca de 12% da população, sendo um pouco mais comum em homens do que em mulheres.

70% dos pacientes com DPOC são fumantes.

Apesar de um pouco menos comum, a DPOC também pode ser causada pela exposição a outros poluentes, como poluição atmosférica e inalação de fumaça de produtos químicos de limpeza (uso em indústrias).

Atualmente, é a terceira causa de morte no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Em 2016, foram 3 milhões de mortes em decorrência da doença. No Brasil, a doença é a quarta causa de mortalidade.

Os principais sinais da DPOC são:

Continua após a publicidade
  • Queixa recorrente de tosse, que costuma vir acompanhada de muco;
  • Barulho no peito ao respirar (chiado);
  • Falta de ar, dificuldade para respirar que pode começar mais leve até uma piora progressiva que causa falta de ar mesmo com o paciente parado;
  • Diminuição da oxigenação e dificuldade de esvaziar os pulmões.

Prevenção

A mais eficaz maneira de prevenção é ficar longe do cigarro. A doença não tem cura. A primeira opção de tratamento para a DPOC é convencer o paciente a parar de fumar.

Outra forma de prevenção é fazer check-ups de rotina para avaliar a capacidade pulmonar e estabelecer o diagnóstico mais cedo.

Em casos mais graves e quando já há limitações, há a indicação do uso de medicamentos broncodilatadores inalatórios, que são usados para reduzir a inflamação e a dilatação da parede dos brônquios, facilitando a passagem do ar.

Quando a concentração de oxigênio no sangue está muito baixa, a pessoa pode fazer terapia para suplementar. Outras formas importantes de prevenção são a prática de exercícios físicos e tomar a vacina contra gripe e pneumonia, já que as infecções respiratórias disparam as crises e podem agravar o quadro.

Continua após a publicidade

*Com informações de matéria publicada em 31/05/2022.

Deixe seu comentário

Só para assinantes