Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Esquistossomose pode afetar medula e causar sintomas neurológicos; entenda

iStock
Imagem: iStock

Paula Carvalho

Colaboração para VivaBem

19/07/2023 04h00Atualizada em 14/08/2023 11h26

Popularmente conhecida no Brasil como "xistose", "barriga d'água" ou "doença dos caramujos", a esquistossomose é uma doença parasitária e tem ligação direta com o saneamento básico precário. Está diretamente ligada à presença dos moluscos transmissores da Schistosoma mansoni.

Considerada uma das formas mais perigosas da doença, a esquistossomose medular pode comprimir a medula espinhal, cone medular e cauda equina, causando sintomas neurológicos que são decorrentes dos ovos produzidos pelo parasita, que podem se alojar no cérebro, medula e nervos, causando uma intensa reação inflamatória que leva à lesão destas estruturas.

A medula espinhal é uma porção de tecido nervoso que está localizada no interior do canal vertebral, sem, no entanto, ocupar toda a coluna.

Os locais mais afetados são Oriente Médio, África Subsaariana, Caribe e Brasil.

No Brasil, os locais de maior incidência no Brasil são as regiões Nordeste e Sudeste.

Estima-se que cerca de 1,5 milhão de pessoas vivem em áreas sob o risco de contrair a doença, sendo sua apresentação medular uma das formas mais raras, estimada em 2% dos casos no Brasil.

Fatores para contaminação

  • Existência do caramujo transmissor
  • Contato com a água contaminada
  • Fazer tarefas domésticas em águas contaminadas, como lavar roupas
  • Morar em região onde há falta de saneamento básico
  • Morar em regiões onde não há água potável
Caramujo do gênero Biomphalaria, que transmite esquistossomose - Keila Maia/CPqRR/Fiocruz Minas - Keila Maia/CPqRR/Fiocruz Minas
Caramujo do gênero Biomphalaria, que transmite esquistossomose
Imagem: Keila Maia/CPqRR/Fiocruz Minas

Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão da doença acontece quando o indivíduo infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas.

Em contato com a água, os ovos liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.

Após quatro semanas, as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais.

O ser humano adquire a doença pelo contato com essas águas, ao sofrer penetração ativa das larvas através da pele, normalmente na região dos pés e pernas.

O parasita penetra na pele humana atingindo a corrente sanguínea, migrando para o fígado, intestino e outros órgãos.

Sintomas

Os primeiros sintomas a partir da infecção ocorrem em cerca de duas a seis semanas.

O sintoma mais comum é a queimação e dor na região lombar com irradiação para as pernas. Com o tempo e evolução do quadro do paciente, pode apresentar perda de controle de urina e fezes, além da diminuição na força muscular ou, nos casos ainda mais avançados, a paralisia nas pernas.

Na esquistossomose medular, o início do quadro clínico pode variar de semanas até anos após o contato inicial do paciente com a água infectada, dificultando ainda mais o diagnóstico.

É considerado um problema de saúde pública devido a severidade dos sintomas e sua evolução.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito através de exames de fezes e de sangue que permitem diagnosticar a presença inicial do parasita.

A ressonância magnética da medula espinhal vai demonstrar a lesão inflamatória.

A cirurgia é indicada para pacientes com paraplegia aguda e, para os que apresentam piora clínica, a despeito do tratamento medicamentoso ou demora no diagnótico. Os procedimentos se limitam à descompressão, biópsia e liberação de raízes nervosas.

Segundo os especialistas, cerca de 95% dos pacientes com esquistossomose medular que não recebem tratamento morrem ou não apresentam melhora clínica.

Mitos sobre a esquistossomose medular

1. Posso pegar esquistossomose medular tocando ou cuidando de quem teve esquistossomose.

A esquistossomose é adquirida pelo contato da pele com as larvas do Schistosoma, as cercárias, geralmente presente em ambientes com água e caramujos (no Brasil, são os do gênero Biomphalaria spp.). Tocar nas pessoas que tiveram ou têm esquistossomose não o coloca em risco de pegar a doença.

2. Somente pessoas que moram em áreas endêmicas estão sob risco de pegar a esquistossomose.

Viajantes comumente se aventuram em atrações naturais de lagos e riachos onde é possível haver a contaminação.

Trabalhadores de águas como pescadores, agricultores e irrigadores também são esporadicamente designados a trabalhar em áreas de risco. Por isso é essencial observar se as águas são próprias para o banho e se não há caramujos por perto.

3. Qualquer caramujo pode transmitir a esquistossomose.

É necessário haver espécies específicas de caramujos (no Brasil o mais comum é o da espécie Biomphalaria spp.), que acabam servindo de hospedeiros intermediários para as larvas do Schistosoma sp —as cercárias. Outras espécies de caramujo não possuem relação com o parasita.

4. Por ser crônica, a esquistossomose medular só se manifesta em adultos.

Crianças também são acometidas pela doença. O tempo para a manifestação depende da quantidade de parasitas ingeridos e de ovos produzidos e alocados próximos ou na medula.

5. A esquistossomose medular é rápida de tratar.

Apesar do tratamento da esquistossomose medular ser inicialmente rápido, com medicações, frequentemente é preciso semanas de fisioterapia e reabilitação para recuperar algumas funções motoras e sensitivas —e a possibilidade de sequelas permanecerem é maior em casos em que não foi possível iniciar a terapia de forma precoce.

Fontes: Ricardo Meirelles, chefe do Centro de Doenças da Coluna do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), no Rio de Janeiro; Diego Guedes, infectologista e médico responsável pelo ambulatório de medicina tropical da UPE (Universidade de Pernambuco), no Recife; Natanael Adiwardana, infectologista do Hospital São Luiz Itaim (SP) e fellowship em controle de infecções hospitalares; Silvio Bertini, médico coordenador do controle de infecção do Hospital Japonês Santa Cruz, em São Paulo; Antonio Krieger, cirurgião ortopédico do Hospital São Marcelino Champagnat, em Curitiba; e Guilherme Rossoni, especialista em neurocirurgia.

Referências: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/esquistossomose.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Havia uma frase no texto que citava a definição de medula óssea, no entanto, o texto todo trata da medula espinhal. A sentença foi ajustada.