Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Arthur Singer morre aos 13 anos, após AVC; o que causa derrame nessa idade?

Do VivaBem, em São Paulo

10/04/2023 17h48

O cantor Arthur Singer, de 13 anos, morreu na última sexta-feira (7) após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico. Ele participou do reality "Canta Comigo Teen", da Record TV.

Meire Adriane, mãe de Arthur, contou que os médicos investigam uma má-formação não diagnosticada que teria causado o AVC. Segundo ela, o filho nunca teve queixas que indicassem o problema de saúde.

Veja bem: nós só vamos ao médico com uma criança quando ela tem queixa. O Arthur nunca se queixou de dor de cabeça. As pessoas estão sendo muito carinhosas, mas algumas dizem: 'Por que não fizeram exames ou foram atrás?' A gente só vai atrás quando tem um problema, o Arthur nunca se queixou, não tinha para que buscar especialista. Meire Adriane, mãe de Arthur Singer, em entrevista ao Splash

O acidente vascular cerebral é causado por um problema nas artérias que levam o sangue para o cérebro. Entre janeiro e outubro do ano passado, o problema liderou as causas de morte no Brasil, com 12 óbitos por hora.

Há o AVC isquêmico, mais comum, quando ocorre entupimento de alguma artéria que leva o sangue para o cérebro.

E o hemorrágico, caso de Arthur —e considerado mais grave—, causado pela ruptura da artéria. Isso leva ao extravasamento do sangue para o cérebro, tóxico para o órgão, explica Octavio Marques Pontes Neto, neurologista membro da Rede Brasil AVC e professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Quais as principais causas?

Embora atinjam mais adultos, AVC também acometem adolescentes e crianças (mesmo recém-nascidos).

As principais causas das hemorragias nesses grupos são malformações arteriovenosas, anomalias do desenvolvimento dos vasos do cérebro e que aumentam o risco de sangramento. Há alterações na estrutura das artérias do cérebro que prejudicam a irrigação.

Geralmente, existem comunicações incomuns entre as artérias e as veias do cérebro, levando a uma pressão muito alta no sistema venoso. Essa pressão elevada causa dilatação das veias do cérebro, o que pode gerar rupturas e extravasamento de sangue no cérebro. Octavio Marques Pontes Neto, neurologista

Problemas hematológicos e disfunções na coagulação do sangue (chamadas coagulopatias) também podem causar AVC.

Quais os sintomas?

Os sintomas são semelhantes aos dos adultos:

  • Fraqueza ou dormência súbita de um lado do corpo;
  • Dificuldade súbita para falar e entender;
  • Dificuldade súbita para enxergar;
  • Dificuldade súbita para caminhar;
  • Dor de cabeça muito forte de início súbito;
  • Crianças costumam apresentar crise convulsiva e rebaixamento do nível de consciência.

Entender os sinais é essencial para suspeitar do AVC em crianças e adolescentes.

"O problema é que muitas vezes os sintomas não são adequadamente diagnosticados, porque as pessoas não pensam em AVC em criança, pensam ser doença do idoso. Isso tem atrasado muito o diagnóstico e o tratamento da condição nesse grupo", alerta o neurologista Octavio Marques Pontes Neto.

Quando a pessoa é socorrida de forma rápida e tem acesso à boa assistência, os riscos de sequelas e de morte diminuem.