Topo

Inteligente, observador e artista: como era Arthur Singer na intimidade

Arthur Singer, ator e cantor de 13 anos, morreu na sexta-feira após AVC hemorrágico - Reprodução
Arthur Singer, ator e cantor de 13 anos, morreu na sexta-feira após AVC hemorrágico Imagem: Reprodução

De Splash, no Rio

09/04/2023 17h56Atualizada em 10/04/2023 08h32

"Um bom filho, amigo e aluno, o melhor cantor do mundo e o ator mais maravilhoso da face da Terra... Um menino muito esperto, inteligente e observador."

É assim que Meire Adriane, 44, descreve o filho Arthur Singer em conversa com Splash. O ator e cantor de 13 anos que morreu na sexta-feira após um AVC hemorrágico.

Ela conta que o filho sempre foi ligado à arte e fazia amigos por onde passava. Dentro de casa, sempre teve o apoio dos familiares para correr atrás dos sonhos. Quando pequeno, já gostava de dançar e simular que estava atuando ao lado da mãe.

O Brasil conheceu esse talento em 2021 quando ele participou do Canta Comigo Teen, reality musical da Record. Meire detalha que o filho tinha convicção do próprio sucesso e carreira.

"A ida para o reality não teve influência nossa. Simplesmente, uma caça-talentos viu o vídeo dele na internet e perguntou se ele queria participar da seleção do programa. Nós achamos que fosse um golpe. Depois, o pai dele, o maior incentivador da carreira do Arthur, foi pesquisar e viu que era verdade."

O Brasil ainda enfrentava a pandemia da covid-19 quando ele avançou nas etapas seletivas do reality e chegou ao palco da Record. Quando se apresentou, ele levantou 87 dos 100 jurados.

É claro que achei que ele foi o mais bonito daquela edição (risos), mas não era o dia dele. Ele teve a projeção que queria. Ele disse que iria a um reality e foi.

No programa, ele cantou "O Carimbador Maluco", de Raul Seixas, e foi comparado a Ney Matogrosso por um jurado. Ele revelou aos jurados que acompanhava o pai na Igreja e, assim, "pegou gosto" por cantar. Após o reality, o adolescente brilhou nos musicais "The Pilgrims" e "Matilda".

Mãe e filho

Meire, que é diretora de uma escola em São Paulo, descreve a relação entre mãe e filho como "a melhor do mundo". Os dois conversavam muito e diziam ser cúmplices. Ele sabia que a mãe o apoiaria mesmo se precisasse dar aquele puxão de orelha às vezes.

"Ele tinha alguns segredos, o que é normal de todas as pessoas. Tínhamos muita cumplicidade... O Arthur fazia tudo para mim. Se algo dava errado, eu gritava: "Arthur, vem arrumar a TV, vem arrumar a internet'. Ele dava uma risada irônica e ia fazer. Nossa relação era maravilhosa."

Eu me preparei para ser mãe do Arthur. Me preparei para vê-lo fazendo tudo. Só não me preparei para entregar meu filho para a morte. Estou triste, arrasada, mas estou em paz. Meu filho ressuscitou em Cristo. Ele vive com o Senhor. O dia que o Senhor raiar nas nuvens, o Arthur ressuscitará e nós o veremos de novo.

Quem também o acompanhava de perto era o pai Leonardo, 42 — ele quem levou Arthur para a gravação do Cante Comigo Teen. O combinado era a mãe cuidar do emocional do filho, enquanto o pai focava na parte financeira e artística. Arthur ainda tinha a torcida da irmãzinha, Pietra, 9.

"A relação de Arthur comigo era de amigo, mas ele tinha uma relação maravilhosa com o pai. Quando se tratava de sonho, era com o pai: 'Pai, eu preciso de um celular que grave vídeo melhor, uma máquina fotográfica, um violão".

Apoio nas redes sociais

Desde o anúncio da morte na sexta-feira, a família de Arthur tem recebido mensagens carinho. Ontem, o adolescente foi velado e enterrado em Suzano (SP), onde foram prestadas mais homenagens.

Meire Adriane ao lado de Arthur Singer - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Meire Adriane ao lado de Arthur Singer
Imagem: Reprodução/Instagram

"Toda essa chuva de carinho significa o meu filho: a criança que contagiava as pessoas, de sorriso largo, que estava sempre de bem com a vida. Se posicionava quando tinha que se posicionar, mas, na maior parte do tempo, era alegre e apaziguador. Foi ele quem plantou esse carinho... Ele merece todas as homenagens."

O ator e cantou sofreu um AVC hemorrágico, possivelmente fruto de uma má formação já existente — o que era desconhecido da família. Meire diz que o caso ainda está em investigação pelos médicos.

"Nos pegou de surpresa. Veja bem: nós só vamos ao médico com uma criança quando ela tem queixa. O Arthur nunca se queixou de dor de cabeça... As pessoas estão sendo muito carinhosas, mas algumas dizem: 'por que não fizeram exames ou foram atrás?' A gente só vai atrás quando tem um problema, o Arthur nunca se queixou, não tinha para que buscar especialista."

A mãe de Arthur faz questão de frisar que o adolescente sempre teve acompanhamento médico e não tinha qualquer doença, era uma pessoa saudável. "A última recomendação da pediatra há oito meses era fazer exercício físico. Como ele era alto e cresceria mais, ele poderia ficar corcunda", pontua Meire.

Os órgãos de Arthur foram doados, segundo informações de sua mãe.