Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dor na coluna ou nas costas: qual médico devo procurar?

Saiba qual médico ir em caso de dor nas costas ou na coluna - Getty Images
Saiba qual médico ir em caso de dor nas costas ou na coluna Imagem: Getty Images

Diana Cortez

Colaboração para VivaBem

03/04/2023 04h00

As dores nas costas são responsáveis por afastar anualmente milhares de pessoas do trabalho. Na presença de alguma dor na coluna ou nas costas, qual o médico mais indicado para procurar?

Em mais de 90% dos casos, as dores na coluna costumam desaparecer em poucos dias e estão relacionadas à má postura, ao sedentarismo, à má execução de exercícios e às muitas horas de trabalho na mesma posição. Mas nem sempre é assim.

De modo geral, o ortopedista especialista em coluna é quem trata os quadros relacionados à região. Mas, diante de uma crise inesperada, um ortopedista geral do pronto-socorro também está capacitado a prescrever medicações a fim de aliviar rapidamente a dor e fazer uma primeira avaliação no paciente para confirmar se realmente se trata de um problema de coluna.

A dor nas costas pode surgir por causas relacionadas com a parte ortopédica ou mesmo a problemas de outras naturezas, como pedra nos rins. Por este motivo, a automedicação não é aconselhada.

Como saber que médico procurar para dor nas costas?

Durante a avaliação clínica, o médico deve levantar informações que ajudarão a confirmar se é uma questão musculoesquelética, para encaminhar o paciente ao ortopedista de coluna ou para um profissional de outra especialidade. Os dados investigados são:

  • História clínica: se é um problema antigo (crônico) ou novo (agudo); e se houve algum evento que ocasionou a dor (trauma), por exemplo.
  • Características da dor: será avaliada a localização do sintoma, se é um incômodo constante ou se aumenta quando o paciente se movimenta. Caso a dor mude de intensidade ou surja depois da ingestão de algum tipo de alimento, pode indicar um quadro relacionado ao sistema digestivo, por exemplo.
  • Se piora ao urinar ou quando o médico dá batidinhas leves na região dos rins: levanta-se uma suspeita para algum problema no sistema urinário, como pedras nos rins ou uma infecção de urina.
  • Outros sintomas que acompanham a dor: o médico também investigará sinais de alerta que possam indicar quadros mais graves. É o caso de formigamentos, alterações de sensibilidade ou ainda perda de força nos membros e dificuldade em movimentá-los, que podem indicar a existência de uma hérnia de disco ou mesmo um possível tumor na coluna.

Exames para investigar dor nas costas

Com essas informações em mãos, serão solicitados exames para ajudar a definir o diagnóstico:

  • Raio-X: faz uma foto da estrutura óssea, mostrando a presença de possíveis desvios e deslocamentos de vértebra, ou alguma degeneração importante, como artrose (desgaste da cartilagem de articulações) e bico de papagaio (alteração que surge devido a formação de novas estruturas ósseas nas bordas das vértebras da coluna, que apresentam a forma de um gancho).
  • Tomografia: é uma evolução do Raio-X, que possibilita observar estruturas ósseas em 3D, em diversos ângulos e cortes, e com mais detalhes.
  • Ressonância magnética: este exame mostra um nível de detalhamento bem maior dos ossos e, inclusive, de partes moles (músculo, cartilagem, nervos, ligamentos, liquor da coluna e discos entre as vértebras). Portanto, é muito interessante para investigar hérnias de disco e tumores, por exemplo.
  • Exames de sangue: diante de sintomas que indiquem um quadro infeccioso ou a presença de tumores, exames de sangue também poderão ser solicitados para ajudar a definir o diagnóstico.
  • Eletromiografia: serve para diagnosticar qualquer doença que atinja o nervo ou o músculo. É usada para avaliar e confirmar uma possível compressão de raízes nervosas na coluna vertebral ou alguma disfunção neurológica.

Outros médicos que também tratam as dores na coluna

Caso o tratamento com o ortopedista especialista em coluna vertebral não tenha sucesso, o médico pode orientar o paciente a buscar outros profissionais, possibilitando uma atuação multidisciplinar para a resolução do problema. Afinal, até mesmo a depressão e doenças autoimunes podem causar as dores nas costas.

Outros profissionais que podem ser envolvidos nesses casos são:

  • Neurologista ou neurocirurgião: esse profissional atende pacientes com suspeita de quadros neurológicos mais graves, e que ainda não tiveram uma boa resposta com os tratamentos até então propostos.
  • Médico de dor: em geral, são anestesistas experientes no manejo de medicações e drogas mais pesadas para controlar a dor de uma maneira mais eficiente em casos crônicos e até mais graves.
  • Reumatologista: é acionado quando a dor nas costas é resultado de uma doença reumática associada, como a artrite reumatoide --doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações-- ou espondilite anquilosante, doença inflamatória autoimune causada por fatores genéticos e externos.
  • Fisiatra: trata a dor crônica de pacientes que sofrem com problemas musculoesqueléticos ou fibromialgia, por exemplo.

Além de medicamentos de uso oral, injetável ou infiltrações para analgesia e eliminar uma possível inflamação, também poderão ser prescritas sessões de fisioterapia, RPG (reeducação postural global) e quiropraxia para ajudar a reequilibrar as estruturas musculoesqueléticas, além de acupuntura como parte do tratamento para aliviar a dor. Em alguns casos mais graves, a cirurgia também pode ser indicada.

Fontes: João Paulo Bergamaschi, ortopedista especialista em coluna vertebral; atua como coordenador da pós-graduação em cirurgia endoscópica de coluna na USP-Ribeirão Preto e diretor da Clínica Atualli Spine Care (SP); Fernando Façanha, ortopedista especialista em coluna vertebral, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia - comitê de coluna, preceptor da residência de ortopedia do Instituti Doutor José Frota, em Fortaleza (CE); e Raphael Martus Marcon, chefe do grupo de coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.