Topo

O que é o chá Earl Grey, bebida que era a favorita da rainha Elizabeth 2ª?

Palácio de Buckingham/AFP
Imagem: Palácio de Buckingham/AFP

De VivaBem, em São Paulo

22/09/2022 10h02

Na mesa do café da tarde da rainha Elizabeth 2ª não podia faltar chá: o consumo da bebida quente era um dos hábitos diários da monarca mais longeva da história, "onde quer que ela estivesse no mundo", segundo o ex-chefe de cozinha da rainha, Darren McGrady. Seu sabor favorito era o Earl Grey, uma infusão de laranjas bergamotas misturada ao chá preto.

Popular no Reino Unido, a bebida provavelmente recebeu esse nome em função de Charles Grey, que foi primeiro-ministro da Inglaterra. A mistura se popularizou no país no final de 1800 e se espalhou para os Estados Unidos durante a Revolução Industrial. Na xícara de Elizabeth 2ª, o chá era frequentemente acompanhado de um pouco de leite, mas nunca de açúcar.

O que é o chá Earl Grey

O clássico chá Earl Grey é feito à base de folhas de chá preto, que tem origem na Camellia sinensis, uma árvore de pequeno porte e de origem asiática, da família Theaceae. É a mesma árvore de onde vêm o chá verde e o chá branco, mas o processo de preparação faz com que cada chá seja diferente.

O principal aromatizante do chá Earl Grey é a bergamota, um tipo de laranja comumente encontrada na costa da Itália e no sul da França. É a bergamota que dá à bebida um gosto levemente cítrico. Algumas empresas também usam óleo de bergamota, derivado da casca da fruta, enquanto outras jogam diretamente a casca seca nas folhas do chá, o que resulta em um sabor mais acentuado.

A marca inglesa Twinings é um dos fabricantes mais tradicionais da mistura no mundo e é a fornecedora exclusiva da família real há mais de 180 anos. A loja de luxo Fortnum & Mason também fornece chá e mantimentos para a família real britânica.

Para preparar a bebida, é possível usar tanto folhas soltas quanto saquinhos de chá. "Use uma colher de sopa para cada litro de água em infusão e não adoce", recomenda Vanderli Marchiori, nutricionista e conselheira da Abfit (Associação Brasileira de Fitoterapia). "Na infusão, é só ferver a água e colocar sobre a planta seca, deixando descansar e tampado por dez minutos".

Existem benefícios de tomar o chá Earl Grey?

Chá preto com canela, gengibre e cravo - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Um estudo recente conduzido pelo Programa de Pesquisa Intermural do Instituto Nacional do Câncer (National Cancer Institute Intramural Research Program, em inglês), da Inglaterra, sugere que uma maior ingestão de chá preto está associada a um risco modestamente menor de morte.

A pesquisa, que acompanhou por 14 anos as informações de quase meio milhão de britânicos de 40 a 69 anos armazenados no Biobank, o banco de saúde do Reino Unido, concluiu que o consumo de duas ou mais xícaras de chá preto por dia está associado à redução de 9% a 13% de mortalidade por qualquer causa, em comparação com quem não consome nenhum tipo de chá.

Os resultados, publicados no último dia 30 de agosto na revista científica Annals of Internal Medicine, foram observados independentemente da temperatura do chá, da adição de açúcar ou leite à bebida e da taxa de metabolização da cafeína, que varia de pessoa para pessoa.

Como qualquer estudo epidemiológico observacional, no entanto, não foi estabelecido que o chá era, necessariamente, a causa da menor mortalidade nas pessoas que o consumiam —o resultado também pode estar relacionado a outros fatores de saúde associados à ingestão da bebida.

Mas a pesquisa é importante porque, até o momento, a maioria dos estudos que haviam investigado a relação entre a diminuição de mortalidade e o consumo de chá estavam concentradas na Ásia, com foco no chá verde. Pesquisas com o chá preto, por sua vez, ainda eram pouco conclusivas, segundo o Instituto Nacional do Câncer inglês.

Os cientistas atribuem os benefícios da versão preta principalmente à concentração de flavonoides, um grupo de compostos que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além das teaflavinas, que estão envolvidas na diminuição do chamado colesterol ruim (o LDL).

"Chá preto também é riquíssimo em catequinas, fitonutrientes que auxiliam no controle do colesterol, melhoram a resistência à insulina, auxiliam no controle de triglicérides e melhoram a disposição física e mental", afirma Marchiori, que também é fundadora da Associação Paulista de Fitoterapia.

No caso do chá Earl Grey, que ainda contém óleo de bergamota, Marchiori explica que a fruta é conhecida por ser útil no processo de quebra das moléculas de gordura e, por isso, pode auxiliar no controle de peso. "Ambas [camellia sinensis e bergamota] também são bastante anti-inflamatórias", diz a especialista.

"O Earl Grey possui flavonoides e polifenóis, que aumentam sua capacidade antioxidante, além da quantidade de cafeína que auxilia no fornecimento de energia e melhora de desempenho físico e cognitivo", acrescenta a nutricionista Edvânia Soares, de São Paulo.

Cuidados ao tomar o chá Earl Grey

Por ser natural, dificilmente o consumo de chás é associado ao surgimento de eventuais problemas de saúde. No entanto, o consumo exacerbado de cafeína, presente nas folhas do chá preto, pode produzir efeitos adversos, como dificuldade na indução do sono, taquicardia e ansiedade.

Segundo Marchiori, não é recomendável beber mais do que um litro de chá por dia. "A partir do momento que ultrapassa um litro ou um litro e meio, dependendo da planta, temos um efeito diurético muito alto e as pessoas podem ter um quadro de pressão baixa, algo que pode acontecer com o consumo em excesso do Earl Grey", afirma.

Saber se os princípios ativos que a bebida carrega são um impeditivo para que ela seja consumida junto com quaisquer medicamentos também é uma recomendação a ser adotada antes de se tomar qualquer chá ou infusão. Isso porque, como explica a nutricionista Karina Moreira, do Maranhão, dependendo do fármaco, alguns chás podem "inibir ou intensificar a eficácia da droga".

Além disso, o ideal é que o chá, assim como qualquer bebida com cafeína, seja consumida até 15h, para evitar alterações no ciclo circadiano (o "relógio biológico") e prejuízos na qualidade do sono. O consumo de Earl Grey é contraindicado para grávidas e bebês que ainda estão na fase de amamentação.

A bebida, quando consumida da maneira correta, pode trazer diversas vantagens. Mas vale lembrar que nenhum chá substitui a água e nenhuma bebida ou alimento, isoladamente, tem o poder de nos deixar mais saudáveis. "Os chás podem, sim, trazer benefícios, mas não são milagrosos. Portanto, devem ser consumidos de maneira equilibrada e considerando as individualidades orgânicas de cada um", diz Moreira.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!