Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Roupa usa tecnologia criada para a Nasa para aliviar sintomas da menopausa

As luvas dos trajes espaciais precisam ser isoladas contra as temperaturas extremas do espaço sideral - Reprodução/ Nasa
As luvas dos trajes espaciais precisam ser isoladas contra as temperaturas extremas do espaço sideral Imagem: Reprodução/ Nasa

Do VivaBem, em São Paulo

18/09/2022 13h39

Nos 3,5 anos após a menopausa, cerca de 75% das mulheres sofrem com ondas de calor (os populares fogachos) e sudorese intensa. Mas uma tecnologia criada para a Nasa, mais famosa instituição que explora o espaço, está contribuindo com a produção de roupas que prometem aliviar as oscilações de calor após a última menstruação.

Segundo o Spinoff.Nasa, a ideia surgiu após a comerciante têxtil Louise Nicholson, fundadora da marca Fifty One Apparel, identificar que os tecidos das roupas (geralmente pijamas) pensadas para mulheres após a menopausa oferecem resfriamento (para aliviar o calorão), mas ignoram as ondas de frio que vêm após os fogachos.

Então, ela foi em busca de materiais capazes de regular a temperatura corporal diante da variação de calor, e conheceu a tecnologia Outcast, desenvolvida para a Nasa na década de 1980.

Vamos voltar no tempo para explicar... As luvas das roupas dos astronautas precisam ser isoladas contra as temperaturas extremas do espaço sideral. Então, a pedido da Nasa, a Triangle Research and Development Corporation desenvolveu nos anos 1980 uma tecnologia capaz de estabilizar a temperatura das luvas, ao incorporar nelas microcápsulas de um material que mantêm uma temperatura constante à medida que muda de fase sólida para líquida ou vice-versa.

Reprodução/  Fifty One Apparel - Reprodução/  Fifty One Apparel - Reprodução/  Fifty One Apparel
Louise Nicholson, fundadora da marca Fifty One Apparel, com camiseta que promete manter a temperatura corporal mesmo com a oscilação de calor que ocorre após a menopausa
Imagem: Reprodução/ Fifty One Apparel

No fim das contas, a tecnologia, inicialmente chamada de Gateway, não foi usada em viagens ao espaço, mas a Triangle Corporation adquiriu sua patente e passou a comercializá-la sob o nome de Outlast. Atualmente, ela está em vários produtos, de cadeiras a peça íntimas, passando por roupas de pilotos de corrida.

As roupas criadas pela Fifty One Apparel trazem em seus fios de celulose cápsulas de Outlast, prometendo manter as propriedade de regulação térmica do material criado para a Nasa e a aparência e o toque macio dos tecidos usados na indústria têxtil.

Atualmente, a empresa sediada em Londres usa a tecnologia para produzir calças, camisetas e regatas para o dia a dia e para a prática esportiva, além de pijamas, lenços, turbantes e máscaras.

A título de curiosidade, a marca recebeu o nome de Fifty One Apparel pois, segundo a empresa, 51 anos é a idade média em que a menopausa ocorre.

Instale o app de VivaBem em seu celular

Com o nosso aplicativo, você recebe notificações das principais reportagens publicadas em VivaBem e acessa dicas de alimentação, saúde e bem-estar. O app está disponível para Android e iOS. Instale-o agora em seu celular e tenha na palma da mão muitas informações para viver mais e melhor!