Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Adesivos para os pés prometem tirar toxinas do corpo; mas eles funcionam?

Reprodução
Imagem: Reprodução

Ana Bardella

Colaboração para VivaBem

22/07/2022 04h00Atualizada em 25/07/2022 11h13

A ideia é tentadora: enquanto você dorme, adesivos colados nos pés cumprem o papel de "puxar" as toxinas do seu corpo para fora. E as promessas das marcas que comercializam estes produtos não param por aí. Eles garantem que, como consequência desta limpeza, ocorre o alívio de dores de cabeça, da falta de sono e do estresse.

Alguns descritivos em sites dizem ainda que eles aumentam o nível de energia corporal, melhorando a circulação sanguínea, diminuindo inchaços e impulsionando a perda de peso. Até fotos de antes e depois de pernas femininas que supostamente desincharam são mostradas em anúncios.

Apesar de existirem há décadas, os produtos se tornaram assunto novamente depois que usuários do TikTok começaram a registrar seu uso. Conforme as instruções, o correto é colar um adesivo em cada pé antes de dormir e retirar pela manhã.

Nos vídeos, é possível ver que se forma uma gosma escura entre a cola e a pele, que representaria a sujeira acumulada no organismo e que foi sugada para fora. Nessa lógica, quanto mais escuro o adesivo após o uso, mais o seu organismo estaria cheio de toxinas. Especialistas, no entanto, contestam a eficácia do método.

Falta de embasamento

Em 2008, o FTC (Federal Trade Commission) —órgão norte-americano de defesa do consumidor— acusou a marca Kinoki de veicular propagandas falsas. A denúncia se baseou na falta de evidências científicas que comprovassem seus efeitos. No ano seguinte, a Justiça dos EUA proibiu anúncios publicitários que sugerissem melhoras em problemas de saúde por parte da empresa.

Consultadas, as dermatologistas Isabelle Assis, do Hospital Albert Einstein (SP), e Rafaella Caruso, dermatologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), confirmaram que seria impossível a eliminação de substâncias tóxicas para o corpo através da pele.

No Brasil, são comercializados adesivos das marcas Nuubu, Kinoki e Ginger Patch. Todas são importadas, têm as embalagens em inglês, são vendidas online e não possuem regularização pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Já a marca Avenca pleiteou a regularização junto ao órgão, porém na categoria de "cosméticos", mesmo atribuindo ao produto a capacidade de "auxiliar no processo de desintoxicação do corpo".

Procurada pela reportagem, a Anvisa esclareceu que esta finalidade não é compatível com a categoria. Portanto, tomará medidas junto à empresa e, caso necessário, medidas sanitárias pertinentes.

Por que os adesivos ficam escuros?

Algo que impressiona nos vídeos do TikTok é a coloração preta ou amarronzada que eles adquirem após serem retirados dos pés. Assis ressalta, no entanto, que não se trata de uma comprovação dos resultados.

"A cola e as substâncias químicas contidas nos adesivos reagem com os íons da transpiração. Isso faz com que eles fiquem escuros depois de algumas horas", aponta.

Adesivos oferecem algum risco para a saúde?

Caruso alerta para reações na pele que podem ser causadas pelo uso do produto. "A cola pode gerar dermatite de contato irritativa ou alérgica. O segundo tipo acontece nas pessoas que têm sensibilidade a um ou mais componentes da fórmula", explica. Além disso, é preciso tomar cuidado na hora de fazer a remoção, para evitar se machucar.

É mesmo necessário limpar as toxinas do corpo?

órgãos humanos - iStock - iStock
Fígado e rins cumprem o papel de filtrar as toxinas do corpo
Imagem: iStock

André Gustavo Pires de Souza, endocrinologista e professor da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), explica que diariamente entramos em contato com substâncias consideradas tóxicas. Isso acontece através da respiração, da alimentação e até pelo contato com a pele.

No entanto, nosso organismo já é preparado para fazer a eliminação delas, principalmente através do fígado e dos rins. Eles "processam" estas substâncias que, posteriormente, são eliminadas através das fezes ou da urina.

Logo, se a ideia é potencializar a desintoxicação do corpo, a melhor forma de fazer isso seria dando um empurrãozinho a estes órgãos através dos hábitos. Ter uma boa qualidade de sono, ingerir uma quantidade suficiente de água por dia e praticar exercícios físicos são práticas que contribuem para o funcionamento de todos os órgãos, inclusive os citados acima.

Existe uma opção segura para a saúde?

Se a ideia é criar um ritual para relaxar antes de dormir, as dermatologistas indicam a realização de escalda-pés. Basta encher uma bacia com água morna e acrescentar sais de banho ou uma colher (sopa) de sal grosso e duas gotas de um óleo essencial.

"Quando terminar, é só secar a região com uma toalha e aplicar o hidratante de sua preferência", completa Assis.