Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Estudo: dormir junto faz bem à saúde; veja os benefícios do sono e dicas

Pesquisadores identificaram redução da insônia e efeitos à saúde mental - filadendron/Getty Images
Pesquisadores identificaram redução da insônia e efeitos à saúde mental Imagem: filadendron/Getty Images

Do VivaBem*, em São Paulo

12/06/2022 10h51

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade do Arizona (EUA) indicou que pessoas que dormem com o parceiro têm sono melhor do que aquelas que passam a noite sozinhas. Os resultados foram publicados no periódico Sleep.

Segundo a pesquisa, quem compartilhava a cama teve menores índices de insônia, fadiga e risco de apneia, além de dormirem por mais tempo e pegarem no sono mais rápido. Efeitos na saúde mental também foram observados, como redução de depressão, ansiedade, estresse, maior suporte social e felicidade nos relacionamentos.

A equipe ainda avaliou dados de quem dormia com os filhos e identificou que a noite de sono teve piora, aumentando a recorrência de insônia grave e queixas emocionais.

"Dormir com um parceiro ou cônjuge está associado a melhor qualidade do sono e à saúde mental em geral. Dormir com uma criança, por outro lado, foi associado a pior sono em geral", diz o estudo. As informações foram avaliadas com base no levantamento SHADES (Atividade de sono e saúde, dieta, meio ambiente e socialização, na tradução do inglês), que reuniu 1.007 adultos.

Dormir melhora o sexo: entenda a relação

O sono tem um papel fundamental para regular emoções e as demais funções biológicas, atuando também na prevenção de doenças crônicas. Em média, a recomendação é que uma noite de sono dure entre sete e nove horas, dependendo da necessidade da pessoa.

"Viva o dia e durma à noite, porque o ciclo do sono vai ditar outros ritmos, como produção de insulina, temperatura, cortisol [o hormônio do estresse]. Quando a pessoa não dorme em quantidade ou qualidade adequadas tudo é impactado", afirmou a nutricionista Luisa Marot, doutoranda em ciências da saúde pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), durante palestra no congresso Ganepão, realizado em São Paulo na última semana.

Um dos impactos é no sexo. Isso acontece porque quando a pessoa deixa de dormir há alterações na hipófise —responsável pelas glândulas que produzem hormônios— e, sob sua menor estimulação, há níveis inferiores de testosterona (que estimula a libido) e alta de cortisol. Esse conjunto impacta a saúde sexual, reduzindo a excitação, as chances de ter um orgasmo e, a longo prazo, podendo contribuir para a disfunção erétil.

"Estudos da Universidade de Ottawa apontaram que a atividade sexual antes de dormir pode ajudar a aliviar os sintomas de insônia. Uma boa noite de sono contribui para o aumento da testosterona e, consequentemente, do desejo sexual", indica a psicóloga Theresa Schnorbach, cientista do sono na Emma - The Sleep Company. Há também aumento de ocitocina e prolactina, hormônios que promovem sensações de prazer e maior relaxamento.

Como melhorar a noite de sono?

higiene de sono - iStock - iStock
Entenda os benefícios da higiene do sono
Imagem: iStock

Para melhorar a qualidade das horas dormidas, os especialistas recomendam praticar a higiene do sono, que consiste em um conjunto de técnicas aplicadas antes de deitar, ou até mesmo durante o dia, com o objetivo de alcançar um repouso mais saudável. O processo funciona como um aviso ao corpo que é hora de repousar.

Passo a passo:

  • Crie um ambiente agradável: um quarto escuro, fresco e silencioso ajuda a adormecer;
  • Evite associar a cama ao trabalho ou outros estímulos;
  • Colchão e travesseiros adequados, assim como lençóis e cobertores, favorecem a sensação de conforto e bem-estar;
  • Atenha-se à agenda: acordar e ir para a cama no mesmo horário todos os dias é uma das melhores maneiras de vencer a insônia, segundo os especialistas. Tentar recuperar o sono perdido aos fins de semana é prejudicial ao ritmo circadiano --os processos biológicos do organismo, metabolismo, sono e vigília, no período de 24 horas. Uma soneca curta no início da tarde é a melhor opção;
  • Acorde na primeira vez que o alarme tocar, pois o sono fragmentado não é recomendado;
  • Reduza o uso de eletrônicos à noite: as telas azuis têm efeito estimulante. Desligue-os uma hora antes de dormir e silencie as notificações;
  • Evite acender a luz do teto se acordar no meio da noite. Use uma luz noturna ou abajur, se necessário;
  • Aproveite a luz solar: a exposição à luz no início do dia ajuda a recuperar um ritmo circadiano de forma mais natural;
  • Exercite-se e coma bem: evite exercícios e refeições perto da hora de dormir;
  • Reduza a ingestão de álcool e cafeína, pois são estimulantes e atrapalham o adormecimento;
  • Relaxe: pratique ioga, meditação ou outras técnicas de relaxamento;
  • Crie um ritual como ler um livro, tomar banho morno, escovar os dentes e vestir o pijama. Ao revirar-se sem adormecer por mais de 15 minutos, levante-se e faça uma atividade relaxante alternativa por um tempo antes de tentar dormir de novo.
*com informações de reportagem publicada em 25/03/22