Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Startup alia telemedicina e produto personalizado para tratar saúde da pele

iStock
Imagem: iStock

Bárbara Paludeti

De VivaBem, em São Paulo*

07/05/2022 14h56

A pandemia não afetou apenas a saúde mental das pessoas. O estresse e a ansiedade causados pelo isolamento social também foram responsáveis pelo surgimento ou agravamento de doenças da pele.

Além disso, a pele sempre demonstra que está sofrendo com os nossos hábitos de saúde, como beber pouca água, ingerir alimentos gordurosos, aí ela perde viço e a temida acne pode aparecer.

E uma healthtech alemã que acaba de chegar ao Brasil traz a proposta de reunir atendimento personalizado por telemedicina e produtos adaptados individualmente às necessidades de cada usuário para tratar problemas de pele como acne, manchas, hiperpigmentação, rosácea e envelhecimento.

É normal sentir-se perdido com a quantidade de produtos para o rosto que existem nas prateleiras, e nem sempre as pessoas conseguem tempo para passar em uma consulta presencial com um dermatologista que vai fazer a análise minuciosa da pele e indicar a melhor formulação.

A Formel Skin oferece a consulta online com um dermatologista que vai analisar a sua pele por vídeo, além das respostas ao questionário de anamnese que você responde no site e pelas fotos de perfil e frente enviadas, e fará uma fórmula individual e específica para a questão que você quer tratar, ou seja, alto nível de personalização.

Você fará a opção pelo plano de pagamento que for mais conveniente e o produto manipulado para as suas necessidades chegará na sua casa.

Além disso, a startup oferece uma rede de apoio durante todo o processo terapêutico. "Além da consulta inicial com nossos dermatologistas, os clientes têm acesso constante à equipe médica para orientações e esclarecimentos de dúvidas de forma que fiquem amparados durante todo o tratamento", explica Sarah Bechstein, dermatologista fundadora da Formel Skin.

O médico vai indicar e orientar o paciente sobre o uso dos produtos e a sua composição e, caso seja necessário, é possível ajustar a fórmula mensalmente ao longo do processo. "A maioria dos clientes já observa resultados após quatro a seis semanas de uso", destaca a dermatologista.

O acompanhamento contínuo, e de forma prática pelas consultas online, é o diferencial da marca de skincare que tem por objetivo ser uma plataforma digital para tratar condições crônicas da pele.

Em conversa com a reportagem de VivaBem direto da Alemanha, Bechstein conta que criou a empresa porque, quando jovem, ela mesma teve sérios problemas com acne, e com os tratamentos que prescreviam a ela.

Além da acne, anos mais tarde, ao parar de tomar a pílula anticoncepcional, também enfrentou muitos desafios ao tentar controlar os problemas de pele causados pelos hormônios. "Como tantos que lutam com esses problemas, experimentei diferentes produtos e usei muita maquiagem para cobrir as manchas, mas nada parecia funcionar", lembra.

Pele sempre bonita

"Cada pessoa tem um tipo de pele e uma necessidade específica que receitas caseiras não vão atender. Além disso, as porções não são exatas e cada um faz do jeito que quer", explica Beni Grinblat, dermatologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Para manter a pele do rosto bem cuidada bastam três cuidados, explica o médico: limpeza, hidratação e proteção solar. "Para isso, a escolha de um bom sabonete, do hidratante ideal para o tipo de pele e o uso diário do protetor são suficientes", relembra.

E as emoções também afetam nosso rosto porque pele e sistema nervoso estão diretamente ligados. "Podemos claramente observar essa ligação da pele com a parte de emoções, do sistema psíquico do cérebro, onde estão localizadas as emoções. Pele e sistema nervoso vêm do mesmo folheto embrionário, que é o ectoderma, e depois se dividem", explica a dermatologista Márcia Senra, coordenadora do Departamento de Psicodermatologia da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Emoções negativas são as principais causadoras de dermatites, como explica Cristina Abdalla, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês (SP). E o estresse, muitas vezes, é apontado como o problema número um. Segundo ela, em média, surgem dois novos casos de dermatite desencadeada por estresse por semana: "Estamos vivendo uma vida diferente por conta da pandemia, e o estresse é um fator contribuinte para uma série de doenças. No microuniverso do meu consultório, por exemplo, aumentaram os casos de queda de cabelo, herpes e acne provocados por estresse".

*Com informações de reportagem de 27/4/2021.