Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Bonsai reduz estresse e ansiedade de quem cultiva: 'perco a noção do tempo'

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

02/03/2022 04h00

Para quem está buscando um hobby que diminua o estresse e contribua de alguma forma com a saúde mental, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o bonsai. A técnica oriental milenar trata-se de cultivar árvores em miniatura em vasos ou outros recipientes rasos.

O cultivo do bonsai envolve um longo processo que vai desde a poda da raiz até o direcionamento correto dos galhos e copa. Esse conjunto de técnicas específicas garantem a sua beleza, mas também contribui com a saúde mental de quem cuida. Além disso, de acordo com a cultura oriental, eles representam prosperidade e atraem paz e equilíbrio no dia a dia.

"Muitas espécies de árvores, inclusive nativas brasileiras, podem se tornar bonsai. O cultivo proporciona um contato diário com a natureza, que propicia o bem-estar e acalma. Em alguns casos, trazem memórias e sensações que nos remetem a experiências positivas e de felicidade", explica Carlos Eduardo Leite, professor universitário e bonsaísta do Projeto Bonsai e Ciência.

Atenção plena e menos ansiedade

O ortopedista Jader Joel, 38, encontrou no bonsai uma forma de se reconectar com a natureza. Desde 2019, ele se dedica ao cultivo de diferentes espécies, depois de conversar com amigos que tinham o hobby. Como passou a infância e a adolescência no litoral de São Paulo, ao se mudar para a capital para estudar, o médico sentia falta de plantas e mais "verde" em sua rotina.

"Percebi que o bonsai poderia ser cultivado em apartamento. Hoje tenho vários e logo constatei que eles me acalmam, diminuem o meu estresse e a ansiedade. Perco a noção do tempo quando estou fazendo a rega ou simplesmente admirando as árvores em miniatura. Além de aumentar a minha inspiração diariamente", conta.

Os bonsaístas, ou seja, especialistas em bonsai, são unânimes: o cultivo exige diversas técnicas, como podas, adubação, regas, mas também paciência e habilidades manuais. Um dos princípios milenares da prática oriental é a atenção plena e o foco total no cuidado com a planta.

Bonsai do ortopedista Jader Joel - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bonsai do ortopedista Jader Joel
Imagem: Arquivo pessoal

"Quando estamos envolvidos no cultivo do bonsai, nos desligamos momentaneamente de outras atividades que causam preocupações. Isso faz muito bem para nossa saúde física e mental", relata Alexandre Coelho, especialista em bonsai e professor da Escola Pernambucana de Bonsai.

Para ele, além de ser uma atividade relaxante, a possibilidade de observar uma "arte viva" traz satisfação e bem-estar. "Sabemos que um bonsai leva alguns anos para estar visualmente pronto. Isso só acontece com o uso correto das técnicas empregadas, juntamente com a espera. Assim, treinamos a paciência necessária para não atrapalhar esse ciclo de crescimento e ter um bom resultado", completa.

De acordo com Rachel Góes, psicóloga do Huol-UFRN (Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), o cultivo de plantas, de forma geral, é um hobby ativo, ou seja, exige uma ação e um planejamento para acontecer.

"Cuidar de bonsai vai além de um momento de relaxamento, essa atenção com a planta reforça ou premia o seu cuidador, tendo um impacto direto na sua autoestima. E também é uma forma de treinar a atenção plena, bastante comum na meditação", destaca a psicóloga.

A seguir, veja detalhes de alguns benefícios do cultivo de bonsai:

Diminui estresse e ansiedade

Uma pesquisa publicada em 2018 e feita com idosos em reabilitação mostrou que aqueles que observavam o bonsai por alguns períodos do dia tinham menos estresse.

Foi comprovado que havia uma alteração cerebral e diminuição da frequência cardíaca. Para os pesquisadores, o cultivo de bonsai induz ao relaxamento, diminuindo estresse e ansiedade, já que exige a atenção plena de uma forma prazerosa.

Melhora o humor

Outro estudo analisou o bem-estar mental de 255 bonsaístas e avaliou o humor dessas pessoas. A maioria declarou que teve melhora na qualidade de vida depois do cultivo de bonsai.

Treina a paciência

Geralmente, o bonsai se desenvolve mais lentamente do que as plantas tradicionais. Por isso, para chegar a um resultado satisfatório, é fundamental ter paciência com o processo de cultivo. É preciso realizar uma manutenção diária de uma maneira bastante cuidadosa e paciente.

Ajuda na criatividade

Quem cultiva bonsai investe no seu lado mais criativo. Com as técnicas adequadas, a árvore em miniatura pode crescer de diferentes formas, quando estimulada adequadamente.

Contribui com o autoconhecimento

A prática também ajuda na compreensão das emoções e estimula a autoconfiança. O cultivo de bonsai exige planejamento, resolução de problemas e estimula o indivíduo a aprender novas técnicas, desafiando as suas próprias capacidades.

Ajuda na rotina

Quem tem bonsai precisa reservar alguns minutos do dia para a rega e os cuidados adicionais. Isso ajuda a manter uma rotina consistente e ter alguns momentos de lazer.

Por onde começar?

Os especialistas consultados por VivaBem dizem que quem deseja começar a cultivar bonsai deve pesquisar sobre as técnicas. Mas não existem segredos: é importante conhecer bem a espécie que pretende cuidar, atentar-se para a quantidade de sol e água. Com o tempo, vale a pena aprender mais sobre as podas e os adubos específicos.

"De forma bem simples, o primeiro passo é definir os espaços ou locais que o bonsai deverá permanecer. Em seguida, a pessoa deve buscar por espécies que se adaptem e se mantenham saudáveis nessas condições", explica Leite.

Alguns cursos podem ser realizados gratuitamente online e também há diversos encontros promovidos pelos bonsaístas que aumentam o conhecimento nas técnicas e espécies. Há ainda plantas chamadas de "pré-bonsai", que são indicadas para quem não tem muita prática e deseja se aventurar nessa nova jornada.