PUBLICIDADE

Topo

VivaBem

Ter plantas no ambiente de trabalho pode reduzir estresse, afirma estudo

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Viva Bem, em São Paulo

20/01/2020 19h07

Comprar uma planta para deixar na mesa do trabalho pode servir muito mais do que para a decoração do ambiente. Um novo estudo mostra que a presença delas também para reduzir o estresse diário.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Hyogo, no Japão, um experimento realizado com funcionários de uma empresa elétrica no país mostrou que a frequência de pulso dos trabalhadores durante dois intervalos de três minutos variava com a presença de uma planta próxima a eles.

O estudo constatou que o batimento cardíaco era consideravelmente mais baixo, levando os cientistas a concluírem que "ter a oportunidade de olhar diariamente para as plantas próximas no ambiente de trabalho pode reduzir o estresse psicológico e fisiológico de trabalhadores em escritórios".

Segundo os pesquisadores, o estresse no local de trabalho é uma questão constante na sociedade moderna. Embora vários estudos tenham encontrado benefícios psicológicos e fisiológicos da manutenção de plantas, este parece ser o primeiro a se concentrar exclusivamente no local de trabalho - onde muitos de nós passamos a maior parte do tempo.

VivaBem