Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Scooby revela não tomar banho todo dia na Europa; mas há mesmo necessidade?

Reprodução/Globoplay
Imagem: Reprodução/Globoplay

Bruna Alves

Do VivaBem, em São Paulo*

20/02/2022 14h18

O BBB 22 segue divertindo os fãs com a higiene, ou a falta dela, relatada por alguns confinados. Dessa vez, enquanto os participantes se preparavam para dormir após a festa, na madrugada deste domingo (20), Pedro Scooby contou a Eliezer e Paulo André que toma apenas um banho a cada dois dias quando está na Europa.

Os brothers brincaram com a revelação e afirmaram que não conseguiriam ficar sem banho. Scooby, porém, retrucou dizendo que o frio é intenso por lá. Mas afinal, tomar banho todos os dias é mesmo necessário?

Há muitas variáveis que influenciam na necessidade do banho, o que inclui o tipo de atividade diária da pessoa, o tipo de pele, o local onde ela mora e se o corpo dela produz mais ou menos suor.

No entanto, ficar um longo período sem banho, especialmente em épocas quentes, favorece a proliferação de bactérias em regiões úmidas e abafadas, como axilas, virilhas e pés, gerando um odor desagradável. O que não parece o caso de Scooby, já que ele disse que não toma banho todos os dias na Europa por causa do frio.

Mas vale lembrar que, além de eliminar o mau cheiro e a sujeira do corpo, o banho também tem a função de controlar a oleosidade da pele, retirar células mortas e ajudar a regular a presença de micro-organismos na nossa pele.

Além disso, evitar o uso excessivo de sabonetes, passar longe de buchas e caprichar no hidratante após o banho são dicas que ajudam a manter a pele em ótimo estado.

Mas, se você não é fã de banho todos os dias e o "cheirinho" estiver "ok", vale ter o cuidado de lavar bem as mãos e o rosto. Essa simples atitude já reduz o risco de infecções e doenças como diarreia, conjuntivite, gripe, entre outras.

A mente agradece!

O banho é capaz de nos deixar mais calmos, principalmente em dias de tensão ou ansiedade. Do ponto de vista físico, a água quente provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo da circulação e do oxigênio que vai para os músculos. Com isso, as tensões musculares melhoram e, consequentemente, ocorre a sensação de relaxamento.

Vanessa Karam, psicóloga da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, conta que o banho pode ser visto como uma "estratégia de enfrentamento focada na emoção", trazendo alívio imediato e regulando o estado emocional. Mas só ele, obviamente, não irá resolver os problemas.

"É só com uma estratégia de enfrentamento focada no problema, e não nas emoções, que teremos a resolução dessa causa", explica.

Com informações da reportagem publicada em 09/03/2021.