Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Doria faz cirurgia para corrigir hérnia na virilha; entenda o procedimento

NurPhoto/Colaborador Getty Images
Imagem: NurPhoto/Colaborador Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

03/09/2021 10h45

Internado na madrugada desta quinta-feira (2) no Hospital Israelita Albert Einstein, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), passou por preparação para cirurgia de correção de hérnia inguinal.

A hérnia surge quando alguma estrutura sai do seu lugar original. No caso do governador, ela fica na virilha (entre a coxa e a parte inferior do abdome) e, por isso, tem o nome de hérnia inguinal.

O quadro ocorre quando há o deslocamento de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha.

"Normalmente, o que acontece é a descida de uma alça do intestino através do cordão espermático [estrutura do aparelho reprodutor masculino] em um orifício que não tem espaço para mais nada, a não ser os elementos do cordão [veias, nervos, testículos]", explica Natan Chehter, geriatra membro da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia) e do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.*

Cirurgia é simples

A necessidade de intervenção cirúrgica depende do quadro do paciente. Porém, a cirurgia é o único tratamento eficaz para as hérnias, especialmente na fase precoce da doença. A cirurgia é essencial sobretudo quando a hérnia fica "estrangulada", pois o sangue deixe de circular normalmente, causando necrose ou ameaçando a vida da pessoa.

"Neste caso precisa mesmo operar porque é uma urgência (...) Com o governador, ele pode ter sentido incômodo o suficiente para ser cirúrgico. Quando há dor e queixas, fazemos a cirurgia eletiva", explica Chehter.

Sintomas da hérnia inguinal

  • Desconforto ou dor, principalmente ao fazer algum esforço físico;
  • Saliência em um ou nos dois lados da virilha;
  • Em homens, observa-se o saco escrotal inchado;
  • Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.

* Com informações de reportagem publicada em 11 de julho de 2021