Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: 33,7 milhões de brasileiros completam vacinação, 15,93% da população

Mais de 33,7 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 - ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Mais de 33,7 milhões de brasileiros já completaram a vacinação contra a covid-19 Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

17/07/2021 20h02Atualizada em 17/07/2021 20h43

O Brasil atingiu hoje a marca de 33,7 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19. Até agora, 33.734.941 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que representa 15,93% da população do país. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Em relação aos imunizantes que precisam de duas doses, a primeira delas foi aplicada em 671.558 pessoas entre ontem e hoje. Nesta fase inicial, o total de imunizados chegou a 88.707.871, o equivalente a 41,89% da população nacional. Outras 357.816 receberam a segunda dose nas últimas 24 horas. Neste período, 77.994 brasileiros foram vacinados com a dose única da Janssen.

Atualmente, o país tem quatro vacinas à disposição. Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses para um combate mais eficiente ao novo coronavírus. Já a dose única é uma indicação da fabricante da Janssen.

O estado de São Paulo continua na liderança entre aqueles que, proporcionalmente, mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 49,81% de sua população.

1ª dose vacina 17/7 - UOL - UOL
1ª dose vacina 17/7
Imagem: UOL

Em termos percentuais, o Mato Grosso do Sul se mantém à frente entre os estados com maior parcela da população com vacinação completa - ou seja, foram imunizados com a segunda dose ou com a dose única: 28,88% de seus habitantes.

Fiocruz atinge marca de 70 milhões de doses entregues ao PNI

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) chegou nesta sexta-feira (16) à marca de 70,4 milhões de doses produzidas no Instituto de Tecnologia Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e entregues ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). Bio-Manguinhos produz a vacina Oxford/AstraZeneca a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado e prevê chegar a 100 milhões de doses entregues em agosto.

Dose completa vacinas 17/7 - UOL - UOL
Dose completa vacina 17/7
Imagem: UOL

Entre as 115 milhões de doses aplicadas no Brasil até o momento e já registradas no sistema Localiza SUS, do Ministério da Saúde, 46,6% (53,9 milhões) são da vacina Oxford/AstraZeneca; 39,2% (45,3 milhões),da CoronaVac, 10,9% (12,5 milhões), da Pfizer/BioNTech e 3,3% (3,8 milhões), da Janssen.

Na entrega de ontem da Fiocruz, 4,5 milhões de doses foram liberadas para aplicação nos municípios brasileiros. Uma remessa de 212 mil doses foi entregue diretamente ao estado do Rio de Janeiro, onde fica a sede da fundação, e as demais foram levadas para o almoxarifado do Ministério da Saúde.

Entre janeiro e fevereiro, o Brasil começou a receber a vacina AstraZeneca por meio de um acordo com o Instituto Serum, da Índia, que enviou 4 milhões de doses prontas. Desde março, começaram a chegar ao PNI as doses produzidas em Bio-Manguinhos, que tem um acordo de encomenda tecnológica com a farmacêutica europeia para produzir 100,4 milhões de doses a partir de IFA fabricado na China.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!