Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rio fará busca ativa e grande repescagem para aplicar 1ª dose até setembro

Calendário carioca prevê vacinação contra covid-19 até 10 de setembro - iStock
Calendário carioca prevê vacinação contra covid-19 até 10 de setembro Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

16/07/2021 08h33

A prefeitura do Rio de Janeiro planeja fazer uma "grande repescagem" para encerrar a aplicação da primeira dose de vacinas contra covid-19 em toda a população até setembro deste ano.

Durante live nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes e o secretário de saúde Daniel Soranz prometeram fazer uma busca ativa de pessoas que não tenham ainda iniciado o processo de vacinação em setembro, quando está prevista a aplicação da 1ª dose na última faixa etária elegível pelo calendário carioca.

Ontem, a prefeitura divulgou um novo calendário, prevendo a vacinação dos adultos com a 1ª dose até 18 de agosto e dos adolescentes com mais de 12 anos até o dia 10 de setembro.

"Setembro é um mês importante porque quem não se vacinou até o último dia de agosto vai ter a oportunidade de fazer uma grande repescagem. [Vai ter ainda] uma busca ativa para quem ainda não se vacinou por algum motivo, iremos atrás dessas pessoas. Estamos prevendo uma busca ativa intensa para não deixar nenhum carioca sem se vacinar", disse Daniel Soranz.

Eduardo Paes disse que o mês de setembro será de "muita repescagem" e reforçou a importância da imunização para o combate do novo coronavírus, pedindo que os "atrasados" busquem o posto de vacinação o quanto antes, dentro do previsto no calendário (veja mais abaixo).

"É importante fazer agora, conscientizar as pessoas quem a gente conhece. Mas vamos buscar no mês de setembro fazer muita repescagem para completar quem por acaso tenha escapulido por um motivo ou outro', disse o prefeito.

Repescagem contínua

O calendário apresentado pela prefeitura do Rio de Janeiro se encerra no dia 10 de setembro, com a aplicação da vacina em meninos de mais de 12 anos. Ainda não foi divulgado como funcionará a repescagem nos dias seguintes.

Porém, ao longo do calendário a prefeitura reservou datas que contemplarão quem perdeu a data inicial de sua faixa etária. Confira estes dias de repescagem.

  • 21 de julho - 36 anos ou mais
  • 24 de julho - 35 anos ou mais
  • 28 de julho - 34 anos ou mais
  • 31 de julho - 33 anos ou mais
  • 25 de agosto - 17 anos ou mais
  • 28 de agosto - 16 anos ou mais
  • 1º de setembro 15 anos ou mais
  • 2, 3 e 4 de setembro - 14 anos ou mais
  • 6, 7 e 8 de setembro - 13 anos ou mais
  • 9 e 10 de setembro - 12 anos ou mais

Veja o calendário completo: