Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Salvador: secretário prevê vacinar toda população neste mês se houver doses

Colaboração para o VivaBem

12/07/2021 11h01

O secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, prevê vacinar toda a população adulta da cidade contra a covid-19 em vinte dias caso o Ministério da Saúde entregue mais doses. A declaração foi dada em entrevista ao UOL News.

"Em menos de 20 dias eu vacino toda a população que está faltando, se o Ministério da Saúde entregar doses", declarou. O secretário disse que cerca de 800 mil pessoas ainda precisam tomar a primeira dose da vacina em Salvador.

"Eu gosto de seguir o que determina o SUS. Não gosto de traçar calendários de coisas que não dependem de mim. O ministério garante entregar doses para imunizar toda a população acima de 18 anos até outubro, se ele entregar antes, nós fazemos antes", afirmou

Nesta segunda-feira (11) a Secretaria Municipal da Saúde vai vacinar com a primeira dose somente grávidas e puérperas. A imunização de outros grupos foi suspensa por causa da falta de vacinas. Prates, no entanto, afirmou que um novo lote deve chegar ainda nesta semana, até quinta-feira.

Prates também criticou o critério de distribuição de vacinas às cidades e afirmou que está dialogando com a pasta para tentar mudar o esquema.

"Era possível que uma capital estivesse mais avançada na idade do que outra, mesmo recebendo o mesmo quantitativo de doses proporcionalmente. O que acontece hoje é que a gente vê uma cidade como Vitória, no Espírito Santo, com 80% da população vacinada e Salvador está com 55%. Então a gente entende que esse critério não é o mais justo", completou.