Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cerca de 90 mil pessoas não voltaram para tomar 2ª dose contra covid no Rio

Para atingir a imunização contra o vírus, é necessário receber a D1 -- primeira dose -- e a D2 -- segunda dose -- do mesmo imunizante - Mauro Pimentel/AFP/Imagem de arquivo
Para atingir a imunização contra o vírus, é necessário receber a D1 -- primeira dose -- e a D2 -- segunda dose -- do mesmo imunizante Imagem: Mauro Pimentel/AFP/Imagem de arquivo

Do VivaBem*, em São Paulo

12/07/2021 16h07Atualizada em 12/07/2021 16h20

Na cidade do Rio de Janeiro, 89 mil pessoas não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para atingir a imunização contra o vírus, é necessário receber a D1 — primeira dose — e a D2 — segunda dose — do mesmo imunizante, no caso das vacinas com duas aplicações, como a CoronaVac e AstraZeneca.

Entidades de saúde no Brasil e no mundo — como a OMS (Organização Mundial da Saúde) reforçam a importância de completar o esquema vacinal para que todos estejam protegidos do vírus.

Em nota ao UOL, a pasta informou que os vacinados têm seus dados inseridos no cadastrado do SUS (Sistema Único de Saúde) e, com base nos contatos registrados, as equipes das unidades de saúde fazem as tentativas de comunicação para agendamento do retorno.

Calendário de vacinação na cidade do Rio

A capital do Rio de Janeiro avançou hoje para contemplar pessoas entre os 37 aos 39 anos. As vacinações ocorrem de forma escalonada entre homens e mulheres, iniciando de forma decrescente por faixas de idade.

Hoje, mulheres com 39 anos estão sendo vacinadas no Rio. Amanhã é a vez dos homens com a mesma idade se vacinarem. Já na quarta-feira (14), mulheres com 38 anos poderão receber a primeira dose do imunizante e, no dia seguinte, homens desta faixa etária.

Na sexta-feira (16) poderão ser imunizadas com a primeira dose as mulheres com 37 anos, e no sábado os homens.

Vacinação contra a gripe segue até 30 de agosto

O calendário de imunização contra a gripe foi prorrogado até o dia 30 de agosto. A partir da próxima quarta-feira (14), a vacina será estendida para a população em geral de seis meses a 60 anos.

As doses serão aplicadas nas unidades de Atenção Primária, como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.

Um sistema de escalonamento por faixa de idade também foi implementado para a vacinação contra a gripe comum para evitar aglomerações.

Conforme o calendário, de hoje ao dia 28 de julho serão vacinadas contra a gripe, pessoas de seis meses a 17 anos. Entre 21 e 30 de julho para a faixa de 51 a 60 anos.

De 28 de julho a 10 de agosto de 41 a 50 manos. Entre 10 e 18 de agosto são as pessoas de 31 a 40 anos e de 18 a 30 de agosto de 18 a 30 anos.

Até a quarta-feira, continua a imunização exclusiva para os grupos prioritários como idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, indígenas e quilombolas, pessoas com comorbidades ou com deficiência permanente.

E também, para os trabalhadores da saúde e da educação, caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo e de longo percurso, portuários, população privada de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento e Forças Armadas.

* Com a Agência Brasil