Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Sem estoque, Fortaleza suspende aplicação de 1ª dose a partir de amanhã

Vacinação da população com a 1ª dose contra a covid-19 em Fortaleza será suspensa a partir de amanhã - Divulgação/Prefeitura de Fortaleza
Vacinação da população com a 1ª dose contra a covid-19 em Fortaleza será suspensa a partir de amanhã Imagem: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Do VivaBem, em São Paulo

08/07/2021 13h35Atualizada em 08/07/2021 17h28

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou que a vacinação da primeira dose da vacina contra a covid-19 será suspensa na cidade a partir de amanhã por falta de estoque.

Segundo o político, os agendamentos para a imunização com a primeira dose só serão regularizados com a chegada de novos lotes. Sarto explicou que há promessa para a chegada de novos imunizantes, no entanto, "em quantidade reduzida".

Amanhã serão atendidos somente os moradores que estiverem na data limite para a aplicação da segunda dose.

Desde o dia 6 de junho a capital começou a vacinar a população geral através do escalonamento por idade. A aplicação das vacinas só é realizada por meio de agendamento conforme a ordem decrescente de idade. O cadastro para o agendamento deve ser feito na plataforma Saúde Digital da Sesa (Secretaria de Saúde do Estado).

Não há a necessidade de agendamento prévio para as pessoas acima de 50 anos que ainda não foram imunizadas com a primeira dose.

De acordo com o painel da Prefeitura de Fortaleza, 1.227.918 cidadãos foram vacinados com a 1ª dose e 371.236 completaram o ciclo de imunização com duas doses ou uma aplicação da vacina da Janssen, que é de dose única, até a segunda-feira (5).

O VivaBem entrou em contato com a prefeitura para saber mais detalhes da paralisação, mas ainda não teve retorno. Assim que o posicionamento for recebido, a nota será atualizada.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que a vacinação contra a covid-19 depende diretamente do ritmo de repasses de doses de imunizantes pelo Governo Federal. "Vários municípios do Estado já estão vacinando a população com menos de 40 anos, inclusive a capital já está na faixa dos 32 anos", esclareceu o governo do estado em nota.