Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


'Sommeliers' de vacina serão bloqueados por até 60 dias em João Pessoa

João Pessoa promete bloquear por 60 dias quem escolher a vacina que quer receber contra covid - Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo
João Pessoa promete bloquear por 60 dias quem escolher a vacina que quer receber contra covid Imagem: Matheus Sciamana/Photopress/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL

08/07/2021 12h06

O secretário de Saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, disse na manhã de hoje, em entrevista à TV Cabo Branco (afiliada da TV Globo na Paraíba), que a prefeitura vai bloquear o CPF de quem recusar ou escolher vacina. Segundo o secretário, tem sido recorrente o registro de pessoas que agendam a vacina, mas que, ao chegar ao local, e ficam sabendo qual imunizante está sendo aplicado, recusam e vão embora.

Rocha chamou essas pessoas de 'sommeliers' de vacina e disse que isso não pode ser admitido. "É uma atitude inconveniente, egoísta e impensada", afirmou o secretário.

O secretário explicou que a prefeitura vai, a partir de agora, bloquear o CPF no site ou aplicativo do cadastro. A medida é uma tentativa de coibir a escolha do imunizante.

"Todas as vacinas são eficientes, eficazes", declarou Rocha. O secretário disse que inicialmente o bloqueio será automático por 30 dias. Contudo, se a pessoa comparecer ao local e justificar o motivo pelo qual se recusou a tomar a vacina, poderá fazer o reagendamento. Se não comparecer, o bloqueio será feito por até 60 dias. Só após esse período será possível fazer um novo agendamento. "Isso não é punição, é apenas para regular e ser justo com quem quer se vacinar", frisou.