PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Covid: Brasil tem 24,1 milhões de vacinados com 2 doses, 11,4% da população

Nas últimas 24 horas, mais de 293 mil pessoas receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 em todo o Brasil - Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Nas últimas 24 horas, mais de 293 mil pessoas receberam a segunda dose da vacina contra a covid-19 em todo o Brasil Imagem: Evandro Leal/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

16/06/2021 20h05Atualizada em 16/06/2021 20h59

O Brasil chegou hoje à marca de 24,1 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19. Até o momento, 24.136.412 pessoas receberam a dose de reforço do imunizante contra a doença, o que representa 11,4% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, 1.438.035 brasileiros receberam a primeira dose da vacina, elevando para 58.351.653 o total de imunizados nesta etapa inicial —o equivalente a 27,56% da população do país. A dose de reforço foi aplicada em 293.627 pessoas nas últimas 24 horas.

Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de imunizante para um combate mais eficiente ao coronavírus.

Proporcionalmente, Mato Grosso do Sul continua à frente entre os estados que mais vacinaram seus habitantes com a primeira dose: 36,49% da população local.

O Rio Grande do Sul permanece na liderança entre aqueles que, em termos percentuais, mais aplicaram a segunda dose: 14,38% de seus habitantes.

Vacina primeira dose - UOL - UOL
Imagem: UOL

Dino prevê vacinação do Nordeste até setembro com chegada de Sputnik

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), afirmou que o primeiro lote da vacina Sputnik V deve chegar em julho e que, se as doses do imunizante forem distribuídas exclusivamente para o Nordeste, serão suficientes para imunizar a população adulta da região com a primeira aplicação até setembro.

"Se o contrato for atendido exclusivamente para cada estado contratante, tenho certeza de que isso garante que poderemos imunizar toda a população adulta até o mês de setembro", declarou o político em entrevista à rádio CBN.

A expectativa do governador maranhense é que "consigamos evoluir na vacinação, uma vez que nós ainda estamos em patamares muito aquém daquilo que o Brasil precisa para vencer definitivamente este terrível problema".

Flávio Dino disse que a data para a chegada do primeiro lote com as doses da Sputnik V foi definida ontem em reunião com o Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste e da Amazônia. No entanto, ainda não foi definido se o imunizante será integrado ao Plano Nacional de Imunização, o que implicaria a distribuição das doses entre todos os estados da federação.

vacinação segunda dose - UOL - UOL
Imagem: UOL

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!

Saúde