Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vecina sugere modelo de agendamento para vacinar população por faixa etária

Do UOL, em São Paulo

15/06/2021 10h59

O ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto disse hoje, em participação ao UOL News, que um modelo de agendamento seria o ideal para organizar a vacinação da população por faixa etária.

Grandes centros urbanos do Brasil já iniciaram a imunização de grupos que devem levar um maior número de pessoas aos postos de vacinação. São Paulo, por exemplo, adotou o escalonamento para dividir a faixa dos 50 a 59 anos.

"No meio de tantas variáveis soltas que não estamos conseguindo por falta de governança alinhar, o que deveria ser feito era um modelo de agendamento nas unidades de saúde e esse agendamento ser respeitado. Porque agora entraremos em faixas etárias onde a capacidade de vacinação vai ser inferior à demanda", disse.

Segundo Vecina, a ordem de chegada é apropriada, mas o agendamento evitaria filas e uma corrida para os postos de vacinação;

"Temos que estabelecer a ordem de vacinação a de chegada. Não dá para fazer ordem alfabética ou outro critério, e a ordem de chegada não é totalmente errônea na medida que você não tem comorbidades", disse.