Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Covid: Brasil tem 23,7 milhões de vacinados com 2 doses, 11,2% da população

Mais de 23,7 milhões de brasileiros receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 - João Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão Conteúdo
Mais de 23,7 milhões de brasileiros receberam as duas doses de vacina contra a covid-19 Imagem: João Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

Colaboração para o VivaBem, em São Paulo

14/06/2021 20h04Atualizada em 14/06/2021 20h52

Nesta segunda-feira (14), o Brasil chegou à marca de 23,7 milhões de vacinados com duas doses contra a covid-19. Até aqui, 23.742.688 brasileiros receberam a dose de reforço do imunizante para o combate à doença, o correspondente a 11,21% da população nacional. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, com base nas informações fornecidas pelas secretarias estaduais de saúde.

Entre ontem e hoje, a primeira dose de vacina foi aplicada em 1.133.108 pessoas, com um total de 55.740.512 imunizados nesta etapa inicial —o que representa 26,32% da população do país. Outras 83.333 receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas. Acre, Alagoas e Rio de Janeiro não enviaram dados atualizados sobre a vacinação até o fechamento do boletim do consórcio, às 20h.

Vacinação nos estados - 14/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Os laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de vacina para uma melhor eficiência.

Proporcionalmente, Mato Grosso do Sul continua como o estado que mais aplicou a primeira dose: 36,11% de sua população.

O Rio Grande do Sul permanece na liderança entre os estados que, em termos percentuais, mais vacinaram com a segunda dose: 14,27% de seus habitantes.

Vacinação nos estados segunda dose - 14/06 - UOL - UOL
Imagem: UOL

Vacina da Janssen atrasa e não chegará amanhã ao Brasil

O lote com 3 milhões de doses da vacina da Janssen contra a covid-19 não chegará ao Brasil amanhã, conforme previsto anteriormente pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A informação foi confirmada ao UOL pelo ministério.

Em nota, a pasta informou que "aguarda confirmação da data por parte do laboratório, mas a expectativa é que as doses cheguem ainda esta semana ao país em três remessas".

Procurada, a Janssen informou que está dialogando com o Ministério da Saúde e outras autoridades locais "com o objetivo de disponibilizar a vacina no país o quanto antes", sem especificar datas.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de saúde das 27 unidades da federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Você utiliza a Alexa? O UOL fornece informações à inteligência artificial por voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados do número de brasileiros vacinados contra a covid-19. Para saber sobre a vacinação no país ou no seu estado com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, quantas pessoas já foram vacinadas no Brasil?", por exemplo, ou "Alexa, quantas pessoas foram vacinadas?". Nos encontramos lá!