Topo

Japão faz 1º transplante de pulmão de doador vivo para paciente com covid

As imagens de raios-x mostram o tórax do paciente antes do transplante, à esquerda, e depois da operação, à direita. As áreas escuras indicam onde o tecido pulmonar foi transplantado - Reprodução/Hospital Universitário de Kyoto
As imagens de raios-x mostram o tórax do paciente antes do transplante, à esquerda, e depois da operação, à direita. As áreas escuras indicam onde o tecido pulmonar foi transplantado Imagem: Reprodução/Hospital Universitário de Kyoto

Do VivaBem, em São Paulo

09/04/2021 09h16

O Hospital Universitário de Kyoto, do Japão, realizou o primeiro transplante de pulmão de um doador vivo a uma paciente recuperada da covid-19. A mulher transplantada teve os pulmões gravemente afetados pela doença.

A operação ocorreu na última quarta-feira e, segundo informações da CNN, durou 11 horas. Uma equipe médica de 30 profissionais conduziu o procedimento. Os tecidos pulmonares recebidos pela transplantada foram retirados dos órgãos do marido e do filho da paciente.

Muitos doentes que tiveram os pulmões prejudicados pela doença do novo coronavírus receberam transplantes de pulmão como parte da recuperação. Mas segundo o hospital de Kyoto, este caso foi o primeiro em que o tecido pulmonar foi transplantado de doadores vivos para um paciente covid-19.

"Demonstramos que agora temos a opção de transplantes de pulmão (de doadores vivos)", disse o doutor Hiroshi Date, cirurgião torácico do hospital que conduziu a operação, em entrevista a jornalistas.

Transplantes de doadores com morte cerebral ainda são raros no Japão, e doadores vivos são considerados a melhor opção, de acordo com o comunicado do hospital.

O marido e o filho paciente passam bem. A mulher, identificada apenas como uma moradora da região oeste de Kansai, contraiu a doença no final do ano passado. Ela segue em cuidados intensivos e deve ficar mais dois meses no hospital em recuperação.