Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Gabi Brandt é internada com pielonefrite; processo inflamatório atinge rins

Gabi Brandt disse que aprendeu com o tempo a não absorver críticas - Reprodução/Instagram @gabibrandt
Gabi Brandt disse que aprendeu com o tempo a não absorver críticas Imagem: Reprodução/Instagram @gabibrandt

Do VivaBem*, em São Paulo

04/04/2021 15h55

Gabi Brandt foi internada em uma clínica no Rio de Janeiro, na madrugada de sábado (3), para tratar um quadro grave de pielonefrite — um processo inflamatório nos rins. Segundo nota da assessoria, ela está sob com cuidados médicos para a realização de exames e tratamento do quadro.

O problema que afeta a influenciadora é um tipo de apresentação menos comum da infecção urinária. É quando a infecção "sobe" para o trato urinário alto, passando pelo ureter até chegar nos rins. O quadro pode ser mais perigoso, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando febre e até uma infecção generalizada.

As principais bactérias que causam a infecção urinária são organismos que vivem em nosso corpo normalmente, no trato intestinal, mas, quando mudam de local — como sair do intestino e passam a habitar o trato urinário — podem causar infecção.

Sintomas da pielonefrite:

  • Febre;
  • Dor lombar;
  • Mal-estar geral.

E os sintomas da infecção urinária comum:

  • Ardor ou dor ao fazer xixi;
  • Pressão ou dor no baixo ventre (abaixo da barriga);
  • Vontade de fazer xixi o tempo todo, mas ao ir ao banheiro quase não há o que urinar;
  • Xixi escuro, com sangue ou odor diferente;
  • Cansaço ou mal-estar.

Diagnóstico da pielonefrite

Ao sentir os sintomas, o paciente deve procurar ajuda o quanto antes, mesmo que for para analisar se a dor lombar for apenas uma condição das costas. Infecções urinárias maltratadas e frequentes, chamadas de crônicas, causam cicatrizes e os rins vão sofrendo e perdendo sua função.

Para diagnóstico, os médicos pedem exames de urina e cultura para ver se houve aumento dos glóbulos brancos e crescimento da bactéria. Dores na lombar também podem ser cálculo renal e, por isso, até exames de imagens às vezes são solicitados para o diagnóstico correto.

Como prevenir infecções urinárias

- Tome água com frequência A quantidade ideal varia para cada pessoa, por isso uma dica simples é observar se a urina está sempre clara. Se estiver concentrada, é sinal de que é preciso tomar mais líquido. Sem água, não há uma lavagem natural do trato urinário. Essa limpeza escoa o germe que pode estar ascendendo à via.

- Não espere a vontade apertar A bexiga deve ser esvaziada no mínimo a cada quatro horas; para quem é muito ocupado ou esquece de ir ao banheiro, o alarme do celular pode ser útil. A bexiga cheia pode ajudar o crescimento bacteriano.

- Relaxe na hora de fazer xixi Se houver a sensação de que sobrou urina na bexiga, faça uma forcinha.

- Faça xixi logo após as relações sexuais O jato de urina ajuda a "lavar" as vias urinárias.

- Evite passar muito tempo com roupas íntimas molhadas e prefira peças feitas com tecidos que absorvem o suor, como algodão.

- Use camisinha e faça exames de rotina para afastar o risco de IST (infecções sexualmente transmissíveis). E depois do sexo anal, troque o preservativo caso volte à penetração vaginal.

- Troque fraldas e absorventes com frequência Isso evita a exposição da uretra a bactérias.

- Ensine as meninas a fazer a higiene íntima sempre de frente para trás.

- Cremes vaginais com estrogênio podem evitar o risco de infecções urinárias nas mulheres durante a menopausa.

- Considere o tratamento da próstata, caso essa seja a causa de infecções recorrentes

* Com informações de reportagens publicadas em 13/05/2020 e 26/02/2019.