Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Consumo de vinho tinto pode prevenir cirurgia de catarata, mostra estudo

Uma taça da bebida por dia pode reduzir o risco de uma cirurgia de catarata - Getty Images
Uma taça da bebida por dia pode reduzir o risco de uma cirurgia de catarata Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

04/04/2021 15h30

A catarata, principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos em 2020, é uma doença caracterizada pela perda de transparência na lente natural do olho. Mas um estudo recente mostra um possível aliado na prevenção da doença: o vinho tinto. Isso mesmo, segundo artigo publicado no periódico Ophthalmology, em 31 de março, uma taça da bebida por dia pode reduzir o risco de uma cirurgia de catarata.

Entretanto, os pesquisadores ressaltam que ingerir muito álcool — uma bebida por dia ou mais — não faz bem para a saúde dos olhos. Inclusive, pessoas que bebem excessivamente têm maior risco de ter catarata.

Além disso, os cientistas disseram que as descobertas não provam causa e efeito, mas, sim, uma forte associação entre consumo de álcool e catarata. "O desenvolvimento da catarata pode ser devido ao dano gradual do estresse oxidativo durante o envelhecimento", disse a autora principal do estudo, Sharon Chua.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam a saúde e o estilo de vida de mais de 490 mil pessoas no Reino Unido, com idade entre 56 e 59 anos. Eles levaram em consideração fatores conhecidos por afetar o risco de catarata - idade, sexo, etnia, socioeconomia, peso, tabagismo e diabetes.

Quais foram os resultados?

  • Pessoas que consumiam cerca de 6,5 taças de vinho por semana eram menos propensas a se submeter à cirurgia de catarata.
  • Em comparação com pessoas que se abstiveram ou beberam outros tipos de álcool, os que consumiram vinho tinham entre 14% e 23% menos probabilidade de necessitar de cirurgia de catarata.
  • Em comparação com pessoas que se abstiveram, os consumidores moderados de vinho branco ou champanhe tiveram um risco 10% menor; os bebedores moderados de cerveja e destilados tiveram um risco 13% e 14% menor, respectivamente.
  • O consumo diário ou quase diário de cerveja ou destilados não foi associado a um risco menor.
  • Participantes que ingeriram qualquer tipo de álcool de 1 a 2 vezes e 3 a 4 vezes por semana tiveram um risco 7% e 6% menor de cirurgia de catarata, respectivamente.
  • Mas as pessoas que beberam álcool diariamente (ou quase) apresentaram 5% e 6% mais probabilidade de fazer cirurgia de catarata do que aquelas que beberam álcool 1 a 2 vezes e 3 a 4 vezes por semana.

Por que este estudo é importante?

Os cientistas explicam que, apesar das descobertas, mais estudos são necessários para entender os efeitos do consumo de vinho na prevenção da catarata. Mas o resultado é importante porque colabora com mais informação científica relacionada à doença, que é a principal causa de cegueira no mundo.

Os pesquisadores destacaram mais benefícios da uva, que é rica em antioxidantes saudáveis, um composto semelhante a um antioxidante conhecido como resveratrol e outros produtos químicos saudáveis flavonóides. "O fato de nossas descobertas serem particularmente evidentes em consumidores de vinho pode sugerir um papel protetor dos antioxidantes polifenóis, que são especialmente abundantes no vinho tinto", disse a autora.