Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo: desenvolver anticorpos contra covid-19 reduz riscos de reinfecção

Pesquisadores examinaram dados de mais de 3,2 milhões de pessoas dos EUA - iStock
Pesquisadores examinaram dados de mais de 3,2 milhões de pessoas dos EUA Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

25/02/2021 15h22

Pessoas que desenvolvem anticorpos contra covid-19 têm menos chance de se infectar novamente pelo coronavírus, segundo um estudo publicado no periódico JAMA Internal Medicine nesta quarta-feira (24).

Um dos autores do estudo, Douglas Lowy, explica que a principal conclusão é que testar positivo para anticorpos do coronavírus após a infecção natural está associado a uma proteção parcial contra uma reinfecção. "Para mim, a grande mensagem é: há uma redução", disse ao site da CNN.

Como o estudo foi feito

Os pesquisadores examinaram dados de mais de 3,2 milhões de pessoas dos Estados Unidos, que realizaram o teste de anticorpos contra a covid-19 no ano passado, entre janeiro e agosto.

Quais foram os resultados

  • Apenas 0,3% daqueles que apresentaram anticorpos acabaram testando positivo para infecção por coronavírus mais tarde, após 90 dias;
  • 3% daqueles dos que tiveram resultados negativos no teste de anticorpos foram, posteriormente, diagnosticados com infecção por coronavírus durante o mesmo período;
  • Observacional, o estudo sugere que há uma associação entre os resultados positivos do teste de anticorpos e um menor risco de infecção cerca de 90 dias depois. Entretanto, mais pesquisas são necessárias para determinar uma relação causal e por quanto tempo a proteção contra anticorpos pode durar.

Por que este estudo é importante?

Os autores explicam que o estudo serve para compreender, cada vez mais, o efeito da infecção de covid-19 no organismo, além de ajudar a identificar populações de risco e pensar em estratégias de vacinação.

Os pesquisadores também explicam que já se sabe que a maioria dos pacientes que se recuperam de covid-19 tem anticorpos e a reinfecção parece ser rara até agora - mas ainda não está claro por quanto tempo a proteção de anticorpos durará por causa da infecção natural.

Por isso, a vacinação ainda é recomendada para todas as pessoas, inclusive, as que já tiveram covid-19.