PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Anitta recomenda lavagem antes do sexo anal; tem problema?

Anitta falou sobre sexo em entrevista no YouTube - Reuters
Anitta falou sobre sexo em entrevista no YouTube Imagem: Reuters

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

23/01/2021 12h13

Em entrevista ao youtuber mexicano Luis Torres, Anitta abriu o jogo sobre sexo e até deu dicas sobre como praticar sexo anal de forma mais confortável.

"Em primeiro lugar, o que faço é limpar muito bem. Primeiro temos que fazer uma chuca. (...) Nos certificarmos de que estamos livres de riscos, sem perigo de 'passar cheque', como dizemos no Brasil", disse a cantora.

"Chuca" é a forma popular como é conhecida a lavagem da região anal feita, como disse Anitta, antes da prática do sexo nessa área para remover qualquer vestígio de fezes — e evitar o que a cantora chamou de "passar cheque" durante o ato.

Tem problema?

Acontece que, quando feita de forma repetida, essa lavagem pode trazer problemas para a saúde. "A 'chuca' de repetição pode alterar a composição das bactérias da flora na região e, eventualmente, provocar incômodos, desconforto e diarreia", afirma o médico e colunista de VivaBem, Jairo Bouer*.

Segundo o especialista, a lavagem pode ser feita apenas na área externa, com água e sabão. E, para evitar qualquer contato com algum resquício de cocô, é essencial sempre usar camisinha — que, de quebra, ainda protege contra infecções (já que a região anal é considerada bastante contaminada por conta das fezes).

Ok, mas dá para evitar viver essa situação constrangedora? Ajuda se a pessoa que for receber o sexo anal conheça o próprio corpo e tenha uma noção de como está o trânsito intestinal antes do ato.

Por fim, é importante usar um gel a base de água durante sexo. "Isso melhora o desconforto, já que a região anal é pouco lubrificada", afirma.

* informações retiradas de reportagem publicada em 13/08/2020.

Saúde