Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


"É muito tarde para mim": saiba como deixar pensamentos sabotadores de lado

martin-dm/Getty Images
Imagem: martin-dm/Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração para o VivaBem

13/01/2021 04h00

Resumo da notícia

  • Ideias negativas a respeito de nós mesmos sabotam possibilidades e conquistas
  • É importante identificar quais são os estímulos que levam aos pensamentos sabotadores que mantêm a insegurança ativa
  • Investir em reflexões diárias também é uma estratégia produtiva, como passar a valorizar as próprias conquistas

A maneira como pensamos pode interferir diretamente nas nossas emoções e comportamentos, de acordo com os preceitos da TCC (terapia cognitivo-comportamental). O pensamento influencia o sentir que, por sua vez, sugestiona a ação. É por isso que várias ideias negativas a respeito de nós mesmos, principalmente as que colocam em dúvida nossas capacidades e habilidades, acabam sabotando possibilidades e conquistas.

O primeiro passo para combater a interferência dessas ideias equivocadas e limitadoras é admitir sua presença ou insistência. Além disso, identificar quais são os estímulos que levam aos pensamentos sabotadores que mantêm a insegurança ativa. Assim, é possível diminuir a exposição a eles ou buscar respostas mais assertivas.

"É importante lembrar que pensamentos sabotadores estão relacionados às nossas crenças em relação ao nosso funcionamento, do outro e do mundo, formadas desde crianças por meio da nossa interação e percepção de verdade", explica Vanessa Karam, psicóloga da BP (A Beneficência Portuguesa de São Paulo).

Investir em reflexões diárias também é uma estratégia produtiva, segundo Yuri Busin, psicólogo e doutor em neurociência do comportamento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e diretor do Casme (Centro de Atenção à Saúde Mental), em São Paulo (SP). Um exemplo é passar a valorizar as próprias conquistas diárias.

No começo, isso pode ser mais difícil do que parece, uma vez que o pensamento já está "viciado" em buscar o lado negativo do dia. "Mas forçar o pensamento neste sentido ajudará a combater a insegurança", diz ele. A dica é começar com pequenas coisas, como comemorar um trabalho bem feito ou colocar no papel o que pretende realizar a curto, médio e longo prazo.

Outro ponto fundamental é criar o compromisso de apenas viver no presente, evitando ficar revisitando aquilo que já aconteceu ou a pessoa que foi um dia. "Se você ficar relembrando constantemente como era a sua vida no passado, será muito mais fácil potencializar aqueles velhos hábitos que podem impedir a sua evolução no presente e no futuro", diz Busin. O agora é sempre o melhor momento. Por isso, o que importa são as ações que você faz de hoje em diante.

Faça um detox do "lixo mental" agora mesmo

Eis alguns dos pensamentos tóxicos que você precisa jogar fora para ter um 2021 mais feliz e produtivo:

"Eu não mereço"

Tenha compaixão por suas dificuldades. Todo mundo pode ser bom em diversos aspectos, mas sempre haverá pontos a serem trabalhados. "Isso é humano. Sinta-se merecedor e responsável por aquilo que é seu, sejam coisas materiais, seja status profissional ou afetos e relacionamentos", diz Natalia Novaes Pavani Araújo, psicóloga do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

"E se descobrirem que eu não sou tudo isso que imaginam?"

É preciso tomar cuidado para não viver de acordo com a expectativa do outro. "Se você acredita e sabe de sua capacidade, nunca duvide de si mesmo. Se duvidar, dará abertura para que as pessoas o coloquem para baixo", avisa Silvia Cury Ismael, gerente de psicologia do HCor (Hospital do Coração), em São Paulo (SP).

"É bom se preparar para o pior, para não se decepcionar"

Ter o pé no chão para a vida é sempre muito importante! Sempre é bom considerar os dois lados, mas não sofra por antecipação e sempre lute por aquilo que você quer.

"As coisas sempre dão errado para mim, por que dariam certo dessa vez?"

"Quando você parte desse princípio, deixa de ver a forma como pode dar certo. Não faça nada com o espírito de derrota. Experimente, tente sempre. Vamos dizer que dê errado. Veja isso como um aprendizado. Mesmo nas experiências ruins, sempre temos algo de positivo para aprender", aconselha Ismael.

"Preciso ter as condições ideais para começar"

Evite esse pensamento típico de quem planeja muito, arrisca pouco e acaba não realizado nada. Não se esconda atrás do desejo pelas circunstâncias certas, pois a vida é dinâmica e muda a todo instante. "O ideal é estabelecer as condições mínimas necessárias para colocar em prática um projeto ou uma ideia e simplesmente começar", pondera Araújo.

"É muito tarde para mim"

Nunca é tarde para aprender, crescer, desenvolver-se, criar. "Nunca se 'aposente', sempre é tempo para fazer algo que gostamos, acreditamos e temos capacidade", diz Ismael.

"O que os outros vão pensar disso?"

Ninguém deveria viver de acordo com a expectativa dos outros. Agir assim é um tipo de autoboicote que bloqueia e paralisa. Não se boicote. "Em vez de considerar o que terceiros vão ou não pensar, reflita sobre o que vai pensar de si mesmo ao se desapontar por não fazer algo que gostaria. O desrespeito pode começar a partir de você", lembra Araújo.