PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Kevinho tira lente de contato e mostra dentes desgastados; método é seguro?

Do VivaBem, em São Paulo

27/10/2020 12h14

Nesta segunda-feira (26), o cantor Kevinho mostrou em seu perfil no Instagram como ficaram seus dentes sem as lentes de contato. Em uma sequência de vídeos em um consultório dentário, ele explicou que precisou tirá-las para realizar outro procedimento.

"Não vai ficar assim. Isso aqui é só um preparo porque eu já usava lente antes. Eu estava usando há mais de quatro anos. Na verdade, acho que era faceta, por isso que desgastou. Hoje em dia, não é mais assim, você coloca e nem desgasta o dente direito", disse.

O que é a lente de contato dental?

São pequenas lâminas de cerâmicas que variam cerca de 0,2 milímetros a 0,4 milímetros. Elas são colocadas nos dentes para deixá-los mais brancos e brilhantes.

Como é feito?

Primeiro, o profissional prepara o dente, podendo fazer uma raspagem ou desgaste. Depois, o dentista aplica um adesivo e, em seguida, coloca a lâmina. O procedimento todo pode ser feito em cerca de cinco sessões de até uma hora e meia.

Qualquer um pode aplicar?

Não. O tratamento é contraindicado para quem sofre com bruxismo ou range muito os dentes, já que o problema pode arrancar a lente de contato. Além disso, quem possui a arcada dentária muito amarelada precisa realizar um clareamento dental antes, para que as lentes alcancem o efeito desejado.

Dura por quanto tempo?

Pode durar até 10 anos ou um pouco menos, dependendo dos cuidados do paciente. O ideal é realizar visitas anuais ou semestrais ao dentista para checar se está tudo certo.

As lentes de contato são seguras?

O procedimento é considerado seguro por muitos profissionais. Porém, se não for feito corretamente, pode gerar complicações, como explica o dentista Sergio Brossi Botta*, especializado em dentística pela Faculdade de Odontologia da USP (Universidade de São Paulo).

"Caso a pessoa coloque uma lente com um contorno grosso, por exemplo, ela ficará com um 'degrau' no dente. Isso favorece o acúmulo de bactérias e pode provocar inflamação na gengiva, cáries e, consequentemente, fazer até o dente cair", explica.

*Com informações da reportagem publicada no dia 09/08/2018.

Saúde