Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Máscaras não aumentam risco de envenenamento por CO2, aponta estudo

FG Trade/iStock
Imagem: FG Trade/iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

02/10/2020 13h34

As máscaras se tornaram uma importante medida de proteção e prevenção da covid-19. Mas, surgiram diversas dúvidas se o uso constante aumentaria o risco de envenenamento por dióxido de carbono (CO2), tanto em pessoas saudáveis quanto com problemas pulmonares como a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica).

Mas, de acordo com uma pesquisa publicada no Annals of the American Thoracic Society, as máscaras não colocam a saúde desses indivíduos em risco. E são importantes para quem já tem a DPOC, uma vez que essas pessoas estão no grupo de risco.

Como o estudo foi realizado?

Os pesquisadores avaliaram 15 militares veteranos com DPOC e que tinham a função pulmonar comprometida, ou seja, abaixo de 50%. Durante o estudo, foram avaliados se surgiam problemas durante a respiração e com as trocas gasosas, antes e durante o uso das máscaras cirúrgicas.

Os participantes usaram máscaras por cerca de 30 minutos. Depois, caminharam por alguns minutos, ainda usando a proteção facial. Em seguida, os voluntários foram comparados com outras 15 pessoas que não apresentavam o problema de saúde.

Os pesquisadores realizaram exames de sangue nos participantes e não encontraram diferenças consideráveis nos níveis de oxigênio ou dióxido de carbono entre eles.

A importância da máscara na prevenção da covid-19

Apesar de ser considerado um estudo pequeno, os pesquisadores acreditam que ele contribuirá para diminuir o receio de usar as máscaras e conter a disseminação do coronavírus.

De acordo com Michael Campos, um dos autores da pesquisa e membro do Miami Veterans Administration Medical Center da Universidade de Miami, "os efeitos são mínimos, mesmo em pessoas com comprometimento pulmonar muito grave. A sensação de falta de ar, sentida por alguns com máscaras, não é sinônimo de alteração nas trocas gasosas. Provavelmente, há uma restrição do fluxo de ar", afirmou à imprensa.