Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cada um com a sua: compartilhar máscara pode transmitir herpes e mais vírus

iStock
Imagem: iStock

Bruna Alves

Colaboração para VivaBem

24/07/2020 10h00

Há meses, quando saímos na rua, o cenário é um só: (quase) todo mundo usando máscara. E não é para menos, o uso dela é uma das principais recomendações para evitar a disseminação do novo coronavírus.

No entanto, embora já estejamos acostumados, no dia a dia sempre surgem novas dúvidas: será que eu posso compartilhar a minha máscara? O que pode acontecer se fizer isso?

E a resposta é simples: a máscara é individual. Devemos tratá-las como uma roupa íntima. Dividir sem que haja a devida higienização pode resultar na transmissão de diversos microrganismos, como:

  • o novo coronavírus;
  • o vírus da herpes simples labial;
  • fungos e bactérias;
  • todos os vírus da gripe: H1N1, adenovírus, rinovírus, vírus respiratórios e por aí vai.
A infectologista Lina Paola, da BP - A Beneficiência Portuguesa de São Paulo, explica o motivo: "A boca e o nariz são regiões com uma carga bacteriana e viral muito alta. Então a gente não pode compartilhar coisas que tenham contato com a boca", diz. Tanto que não costumamos dividir maquiagem e escova de dente, exemplifica a especialista.

Há uma exceção a essa regra

Entretanto, há um caso específico em que você pode, sim, partilhar a sua máscara, como explica Lina Paola:

Uma família pode ter várias máscaras e partilhá-las, mas apenas depois de ser lavada

Para a higienização, a infectologista explica que é preciso lavar a máscara com água e sabão (ou detergente) e ainda deixá-las por pelo menos 20 a 30 minutos de molho em uma solução com um litro de água pura e uma colher de sopa ou 20 gotas de água sanitária. Feito isso, também é recomendável passar o tecido com um ferro quente.

A especialista ressalta que esses itens não devem ser compartilhados com qualquer pessoa, apenas em caso de famílias que moram na mesma casa e compram kits iguais, sem que seja possível fazer a devida identificação depois de lavadas.

E atenção: em hipótese alguma a máscara suja deve ser reutilizada.