Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que meus seios doem antes da menstruação?

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

22/09/2020 04h00

É muito comum que a dor no seio apareça, principalmente, alguns dias antes do período menstrual. A explicação para o incômodo está na relação dos hormônios com o corpo da mulher. As mamas têm receptores para hormônios femininos e, como a mulher os produz constantemente pelo ovário, ela fica exposta ao ciclo hormonal composto, basicamente, pelos períodos menstrual, pré-ovulatório, ovulatório e pós-ovulatório.

Após ovulação a mulher fica com uma quantidade maior do hormônio progesterona, que é altamente receptivo nas mamas, promovendo um edema, inchaço e sensibilidade. E se engana quem pensa que o uso de anticoncepcional pode melhorar os sintomas. O remédio possui o hormônio de forma sintética, o que não muda em nada o incômodo na região.

Vale lembrar que a dor na região também não está associada a nenhum risco de câncer de mama ou algo do tipo. Geralmente é muito comum mulheres sentirem esse tipo de problema nas mamas e confundirem com algum sinal oncológico ou doença relacionado. Para afastar qualquer sinal, o ideal é fazer exames específicos do problema.

O melhor tratamento para o desconforto na região é a mudança no estilo de vida, como praticar exercícios físicos, evitar alimentos gordurosos e controlar o estresse. Além disso, é possível recorrer ao uso de vitamina E em pequenas doses para auxiliar na dor. Em alguns casos, mesmo com as mudanças não é possível evitar o surgimento da dor antes da menstruação.

Fontes: Lídia Myung, ginecologista e obstetra da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; José David Kandelman, mastologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.