PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Só tempero de salada? Não! Vinagre pode ser usado em cabelo, unha e limpeza

iStock
Imagem: iStock

Renata Turbiani

Colaboração para VivaBem

10/07/2020 04h00

São vários os tipos de vinagre disponíveis nas prateleiras dos supermercados: álcool, vinho (branco e tinto), frutas (maçã, por exemplo), cereais (arroz), balsâmico, orgânico... Considerado um condimento, na culinária a sua principal função é dar sabor e aroma às preparações. Mas você sabia que o produto também pode ser utilizado nos cuidados com a beleza e na limpeza da casa?

Fabricado com ácido acético, em concentração de 4% a 6%, a partir da fermentação de diversos alimentos e bebidas, o item, como explica o biomédico Roberto Martins Figueiredo, mais conhecido como "Doutor Bactéria", tem pH baixo e propriedades desinfetante, desodorizante e até hidratante.

"Além disso, não é tóxico, não contamina o meio ambiente e o lençol freático, tem preço baixo e é encontrado em qualquer lugar", acrescenta o especialista. A seguir, confira algumas maneiras de usar o vinagre, além de temperar saladas e outros alimentos.

Cabelos e unhas

Apesar de cada cabelo ter suas particularidades, o vinagre, e neste caso o mais indicado é o de maçã, pois contém os nutrientes da fruta, pode ser empregado em algumas situações. Por exemplo, quando há a necessidade de uma hidratação extra.

"O produto sela as cutículas, melhora a porosidade e proporciona mais brilho e maleabilidade", afirma João Gabriel Nunes, tricologista, dermatologista e membro da EADV (Academia Europeia de Dermatologia e Venerologia) e da SBC (Sociedade Brasileira do Cabelo).

Cabelo - Unsplash - Unsplash
Imagem: Unsplash

O médico destaca ainda que, por ser ácido, também ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, contribuindo para o controle da caspa, de eventuais inflamações e da oleosidade. O modo de uso é diluir uma colher de sopa em um tubo de 200 ml de condicionador ou então duas colheres em um pote de 200 ml de máscara capilar —e melhor se eles forem sem sal e sem parabenos— e misturar bem para homogeneizar.

Outra opção é juntar vinagre e água filtrada, em partes iguais, e borrifar, com um spray, no cabelo todo. "Quaisquer uma das aplicações podem ser feitas duas vezes por semana. Para obter um bom resultado, basta deixar agir por alguns minutos e, logo na sequência, enxaguar", ensina o especialista.

Depois de um dia na piscina, o produto, segundo a dermatologista Sylvia Ypiranga, assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), também contribui para suavizar a aspereza dos fios e neutralizar a coloração esverdeada provocada pelo cloro. "Sugiro usá-lo misturado com água, em partes iguais, e quantas vezes forem necessárias."

Nas unhas, a médica comenta que o condimento —e, mais uma vez, preferencialmente o de maçã— age como adjuvante no tratamento de micoses. "Pela sua acidez, ele controla o pH local e isso dificulta a proliferação dos fungos. Mas é preciso utilizar um medicamento junto, pois sozinho ele não resolve", pontua.

A solução que será utilizada nessa situação tem de ser preparada com vinagre e água em partes iguais, aí é só deixar as unhas, sejam dos pés ou das mãos, de molho por cerca de 15 minutos uma vez ao dia.

Limpeza da casa

Nos cuidados domésticos, são várias as indicações de uso do vinagre, como na limpeza de pisos e equipamentos de cozinha, higienização e amaciamento de roupas e desentupimento de pias. "O produto tem alto poder desinfetante e, ao contrário do que muita gente pensa, não deixa a casa cheirando salada", afirma o Doutor Bactéria.

A sua indicação é o uso do vinagre de álcool 6%, mas quem preferir pode optar pelo de álcool 4%. Nos pisos, o preparado deve ser feito em um balde, utilizando um copo de 200 ml do condimento e a mesma quantidade de água. Molhe um pano nesse líquido, torça bem e passe em toda a superfície. O mesmo vale para azulejos e pias, apenas trocando os panos.

Vinagre lavar roupas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Para limpar e desodorizar o forno de micro-ondas, a dica do biomédico é colocar entre 100 ml e 200 ml do produto em um recipiente refratário e ligar em potência alta por cinco minutos. Quando apitar, retire com cuidado para não se queimar e, em seguida, umedeça uma esponja macia em uma solução de água com oito gotas de detergente e aplique por todo o interior do aparelho.

Quando se trata das roupas, a recomendação é substituir o amaciante tradicional pelo vinagre —use uma xícara de chá para cada 10 kg de roupa. Depois é só completar o ciclo de lavagem normalmente. "As peças ficam super macias, sem bolinhas, e isso ajuda até na desinfecção da própria máquina de lavar", afirma o especialista.

Na dispensa, os móveis e as prateleiras podem ser limpos com um pano embebido em vinagre. Essa ação, garante o especialista, ainda evita bolor e carunchos, insetos que costumam aparecer dentro dos sacos de alimentos, como arroz, feijão, farinha e macarrão.

Por fim, para desentupir o ralo da pia, basta jogar no local duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre, aguardar 10 minutos e despejar duas xícaras de água quente.

Você lava roupa direitinho? Lavanderia transmite doenças

UOL Notícias

Saúde