Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Personal dá treino em telhado para moradores em quarentena, na Espanha

Personal e alunos nas varandas - Reprodução/Instagram
Personal e alunos nas varandas Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

15/03/2020 16h39

Com o agravamento da pandemia do novo coronavírus na Espanha, o país está em confinamento quase total desde ontem (14) à noite. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou que a população só poderá sair de suas casas para comprar alimentos ou remédios, para trabalhar ou para cuidar de pessoas dependentes.

Mas a quarentena não desanimou os praticantes de atividades físicas. Neste domingo (15), um personal trainer deu aulas de um telhado, para que moradores de um prédio fizem os exercícios em casa, em Sevilla. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostrou dezenas de pessoas fazendo polichinelos e agachamentos em suas varandas.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda o isolamento domiciliar apenas para pessoas com sintomas (febre e sintomas respiratórios) vindas do exterior, mas algumas pessoas já preferem ficar em casa para evitar a contaminação. Em entrevista ao UOL, o infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência para o coronavírus no estado de São Paulo, pediu para que pessoas com mais de 55 anos evitem aglomerações e, se possível, idas e vindas.

Como os espanhóis mostraram, para os que vão ficar em casa não há desculpas para não se exercitar. Investir em um treino intervalado de alta intensidade (HIIT), com exercícios para fazer em qualquer lugar, pode ser a solução.

"Além de ser curto, esse tipo de treinamento proporciona um alto gasto calórico —tanto durante quanto nas 24 horas após o exercício —, aumenta a resistência física e melhora indicadores de saúde como o nível de colesterol e a pressão arterial", diz Guilherme Albernaz, educador físico especialista em treino de força pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).

A seguir, apresentamos um treinamento com essas características. A rotina dura de 27 a 36 minutos e tem exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar. O treino é intenso, por isso, é importante realizar um check-up médico antes de realizá-lo, para saber se está tudo bem com sua saúde e você está liberado para a prática.

8 exercícios para detonar gordura e definir os músculos
agachamento, exercícios, treino - iStock - iStock
Imagem: iStock

Instruções Realize esse treino de três a quatro vezes por semana, com pelo menos um dia de descanso entre os dias de exercício. Execute cada movimento pelo tempo indicado e passe imediatamente para o próximo, sem pausa. Quando finalizar o último exercício, descanse 1 minuto e repita toda a sequência de 2 a 3 vezes, conforme seu condicionamento físico.

1 - Afundo 30 segundos com cada perna.
(Foco: pernas e glúteos)

2 - Abdominal reto 1 minuto.
(Foco: abdome)

3 - Agachamento 1 minuto.
(Foco: pernas e glúteos)

4 - Abdominal oblíquo 30 segundos para cada lado.
(Foco: lateral do abdome)

5 - Elevação de calcanhar 1 minuto.
(Foco: panturrilha)

6 - Elevação de quadril 1 minuto.
(Foco: glúteos)

7 - Flexão de braços 1 minuto.
(Foco: peito e tríceps)

8 - Flexão de lombar 1 minuto.
(Foco: lombar)

Com informações de matéria de Elcio Padovez publicada no dia 04/04/18