Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Movimento

8 exercícios para você queimar gordura e definir o corpo longe da academia

iStock
Imagem: iStock

Elcio Padovez

Colaboração para o VivaBem

04/04/2018 04h00

Hoje em dia, praticamente todo mundo sabe da importância de fazer exercícios regularmente para manter a saúde e controlar o peso. O problema é que nem todas as pessoas se adaptam ao ambiente da academia ou encontram tempo para ir até lá. Um desses é o seu caso? Então, investir em um treino intervalado de alta intensidade (HIIT), com exercícios para fazer em qualquer lugar, pode ser a solução.

"Além de ser curto, esse tipo de treinamento proporciona um alto gasto calórico --tanto durante quanto nas 24 horas após o exercício --, aumenta a resistência física e melhora indicadores de saúde como o nível de colesterol e a pressão arterial", explica Guilherme Albernaz, educador físico especialista em treino de força pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).

Veja também:

No HIIT, você faz um exercício intenso durante um período e depois tem um intervalo para recuperar o fôlego. Essa pausa pode ser ativa (com um exercício menos intenso) ou passiva (parado). Depois, repete o estímulo. Flávio Settani, educador físico especialista em musculação estética e diretor técnico da academia Sett, explica que o método pode ser adaptado a qualquer modalidade e, quando utiliza exercícios de força (musculação), é ótimo para definir o corpo, pois promove tanto a queima de gordura quanto a tonificação muscular

A seguir, apresentamos um treinamento com essas características. A rotina dura de 27 a 36 minutos e tem exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar. O treino é intenso, por isso, é importante realizar um check-up médico antes de realizá-lo, para saber se está tudo bem com sua saúde e você está liberado para a prática. 

8 exercícios para detonar gordura e definir os músculos 
iStock
Imagem: iStock

Instruções Realize esse treino de três a quatro vezes por semana, com pelo menos um dia de descanso entre os dias de exercício. Execute cada movimento pelo tempo indicado e passe imediatamente para o próximo, sem pausa. Quando finalizar o último exercício, descanse 1 minuto e repita toda a sequência de 2 a 3 vezes, conforme seu condicionamento físico. 

1 - Afundo 30 segundos com cada perna. 
(Foco: pernas e glúteos) 

Afundo
 

2 - Abdominal reto 1 minuto.
(Foco: abdome) 

Abdominal reto

3 - Agachamento 1 minuto.
(Foco: pernas e glúteos) 

Agachamento

4 - Abdominal oblíquo 30 segundos para cada lado.
(Foco: lateral do abdome) 

Abdominal obliquo

5 - Elevação de calcanhar 1 minuto.
(Foco: panturrilha) 

Elevação de calcanhar

6 - Elevação de quadril 1 minuto.
(Foco: glúteos) 

Elevação de quadril

7 - Flexão de braços 1 minuto.
(Foco: peito e tríceps) 

Flexão de braços

8 - Flexão de lombar 1 minuto.
(Foco: lombar) 

Flexão de lombar

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube

Mais Movimento