PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Anitta passa mal durante ensaio no Rio; o que faz a pressão cair?

Divulgação
Imagem: Divulgação

Giulia Granchi*

Do VivaBem, em São Paulo

27/02/2020 08h57

Na noite de ontem (26), a cantora Anitta passou mal durante ensaio de seu bloco no Rio de Janeiro, e precisou encerrar o show mais cedo.

O UOL apurou que a cantora teve queda de pressão no meio da apresentação, mas foi atendida pela equipe médica e passa bem. "Devido ao calor na cidade, Anitta não conseguiu continuar no palco com os seus convidados, pois teve queda brusca de pressão, precisando ser atendida pela equipe médica", afirmou a assessoria da cantora em nota.

Por que a pressão cai?

A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra a parede dos vasos por onde circula a cada bombeamento do coração. Ela cai quando ocorre uma diminuição no volume de sangue no interior das artérias. Com isso, o coração bate "a seco": não possui força suficiente para bombear o sangue para o cérebro e outros tecidos do corpo, que acabam ficando privados de oxigênio.

A desidratação é a causa mais comum da hipotensão. A perda de água — seja por suor, urina ou respiração — reduz o volume sanguíneo no organismo. No calor intenso, como é o caso do Rio de Janeiro durante o verão, a queda pode ocorrer com mais frequência porque as artérias se dilatam mais do que o normal e o sangue circula sem resistência. Jejum prolongado e alguns medicamentos, como diuréticos e antidepressivos, também podem afetar a pressão arterial.

Outra situação bem comum é a chamada síndrome vasovagal — é o que explica por que muita gente passa mal quando vai tirar sangue, fica muito tempo em pé ou em lugar fechado ou aglomeração, por exemplo. O quadro acontece pela dilatação dos vasos sanguíneos (e, consequentemente, queda na pressão arterial) por um estímulo errado do nervo vago, localizado na nuca e parte do sistema nervoso autônomo. A solução emergencial é a mesma mencionada acima, mas evitar o problema passa principalmente por medidas comportamentais.

O que fazer quando a pressão cai?

A primeira medida deve ser deitar a pessoa e erguer as pernas acima do nível da cabeça, a fim de acelerar o retorno do sangue para o coração e o cérebro — de pé ou sentada, o sangue precisa vencer a força da gravidade para chegar a esses órgãos.

Em seguida, ofereça pequenos goles de água, suco de laranja ou água de coco, que vão ajudar a aumentar o volume sanguíneo circulante e compensar a queda da pressão. Se o indivíduo conseguir mastigar, um biscoito ou pedação de pão salgado pode ajudar porque o estímulo da digestão vai ativar a circulação e os batimentos cardíacos, contribuindo para reverter o quadro.

Colocar uma pitada de sal sob a língua também não vai fazer mal, muito menos fazer a pessoa recuperar os sentidos -o efeito de elevar a reabsorção de líquido e a concentração de sangue nos vasos pode demorar até uma hora.

*Com informações da reportagem de Marcia Di Domenico publicada em 08/08/2018

Saúde