Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


9 itens que você pode ter na mesa de trabalho para reduzir o estresse

Mesa de trabalho - iStock
Mesa de trabalho Imagem: iStock

Amanda Cruz

Colaboração para o VivaBem

26/02/2020 04h00

O estresse é, infelizmente, um companheiro frequente nos mais variados ambientes de trabalho. Claro que é importante entender o nível do seu quadro e, dependendo da situação, não negligenciar o que acontece e buscar ajuda. Porém, inevitavelmente ocorrem situações comuns do dia a dia que nos deixam nervosos e, por isso, precisamos encontrar formas de driblar os efeitos que esses momentos nos causam. Uma forma de fazer isso é ter certos objetos na mesa do trabalho que podem surtir um efeito calmante.

A escolha e arrumação desses itens dependerá muito das características individuais de cada um. Para pessoas mais organizadas, por exemplo, a disposição de objetos faz uma diferença enorme em relação à maneira como o dia transcorre e uma mesa mais minimalista pode ser mais efetiva. Já para quem não tem esse perfil e até mantém uma certa bagunça, o psicólogo Marcelo Alves dos Santos, professor de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, explica que a desorganização pode não ser necessariamente um problema. Por isso que a escolha dos itens para deixar na mesa do trabalho é muito pessoal.

"De forma geral, estudos sobre bem-estar associado ao design mostram que nosso processo evolutivo nos faz sentir estresse perto de objetos pontiagudos, móveis com muitas quinas, metais frios e superfícies ásperas, por exemplo, porque essas formas e texturas um dia representaram ameaças à nossa vida", explica psicóloga Angelita Corrêa Scardua, pesquisadora do departamento de psicologia social da USP (Universidade de São Paulo). Esses materiais e texturas nos lembram a pedra difícil de ser escalada, uma lança ou um espinho, peças da natureza que ficaram gravadas em nossa memória genética.

Por outro lado, formas arredondadas e texturas macias, agradáveis ao toque e que podemos envolver com as mãos, lembram texturas da natureza associadas a nossa sobrevivência. É o caso da madeira e das pedras pouco ásperas, que nos passam sensação de conforto, remetendo aos elementos da natureza que favoreceram nossa sobrevivência. "Essas sensações são inconscientes, sentimos um conforto ou desconforto, mas não sabemos porquê", diz Scardua.

Agora, pensando em objetos mais específicos, é preciso entender o que é significativo para cada pessoa. Alguém apaixonado pode se beneficiar do conforto transmitido pela foto da outra pessoa com quem se relaciona. O mesmo vale para quem tem animais de estimação. Outro exemplo comum é o da mãe que tem a foto dos filhos na mesa, entretanto, pode não ser a melhor saída, caso essa mãe sinta culpa ou esteja sofrendo por estar longe deles. Por isso, o mais importante é pensar no que vai ter fazer bem, sem gerar mais sentimentos ruins e testar.

9 itens que valem ter na mesa do trabalho para aliviar o estresse

A escolha e efetividade dos objetos vai depender das experiências pessoais de cada um. O que é bom para mim, pode não ser para você e vice-versa, mas existem algumas opções-coringa que valem a tentativa. É importante ressaltar que nem todo ambiente de trabalho aceita esses itens, então sempre verifique isso antes. Também veja se seus colegas próximos não se sentirão incomodados de alguma forma.

1. Plantas

Ter um vaso com plantas no trabalho pode ser uma boa forma de aliviar o estresse. O assunto já foi tema de vários estudos, inclusive um mais recente desenvolvido no Japão (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29669966), em que foi comparado o nível de estresse dos participantes no ambiente de trabalho de um período com e outro sem plantas na mesa. Os resultados foram bem positivos: redução do estresse e da ansiedade.

Contudo, não adianta ter uma plantinha e não cuidar, pois isso pode gerar frustração e mais nervosismo. Se você ainda não é experiente, escolha uma espécie mais simples de cuidar.

2. Bolinha para pressionar

Essas bolinhas são conhecidas por seu poder anti-estresse. Elas podem ajudar a dar vazão para uma tensão do trabalho, um momento de nervosismo ou ansiedade. Marcelo explica que pressionando-a você direciona sua tensão para o movimento da bolinha, o que gera a diminuição da sensação ruim.

3. Porta-retratos com foto da família

Um quadro com a foto da família pode trazer a lembrança de uma situação mais confortante, reduzindo o estresse ao transformar o ambiente do trabalho em algo mais próximo da sua casa. Mas, como explicamos no começo, em algumas situações a foto da família pode gerar mais pressão e, consequentemente, estresse. Por isso, analise qual é o seu caso antes de inserir este item na mesa.

4. Proteção de tela do computador com imagens da natureza

As fotos de paisagens são bons recursos, mas antes de apostar nisso, pergunte-se o que essa imagem da natureza lhe remete. "Uma foto de praia a princípio representa o paraíso da calma e tranquilidade. Porém, pode não trazer uma lembrança boa para todas as pessoas", afirma Scardua. Outros podem se sentir relaxados com uma paisagem campestre. Portanto, faça escolhas que tenham a ver com as suas memórias e com o seu perfil psicológico.

5. Aromatizador de ambiente

Um aroma bom pra mim pode não ser para você, porque todos temos lembranças olfativas individualizadas. Portanto, é um pouco complicado inserir um aromatizador em um ambiente com muitas pessoas. "Mas se você tiver essa oportunidade em seu trabalho sem atrapalhar ninguém, essa pode ser uma boa forma de amenizar o estresse. Isso porque o cheiro que me traz boas lembranças pode me acalmar pela memória olfativa, terá um efeito tranquilizante", conta Marcelo.

De acordo com a psicóloga Ana Cristina Kuhn Pletsch Roncati, gerente acadêmica da Escola de Ciências da Saúde na Universidade Anhembi Morumbi, um bom aroma para usar é o de lavanda, mas vale buscar óleos essenciais que tenham essa especificação de alívio do estresse.

6. Jardim japonês

Um pequeno jardim japonês é aquele item que não dará trabalho, não irá incomodar ninguém e que pode surtir um bom efeito. Ao movimentar a areia com o rastelo, você forma ondas, figuras, movimentos que tiram a atenção do ponto estressor naquele momento.

7. Abajur

Muitas pessoas trabalham em locais que não têm uma iluminação adequada. Pode parecer que não, mas uma iluminação ruim gera estresse, como afirma Scardua, "porque compromete nossa capacidade de atenção e foco, faz forçarmos nossa visão e tudo isso gera estresse, pois na metade do dia você já se sente cansado sem saber porquê". Por isso, uma opção é incluir um pequeno abajur ou luminária com foco dirigido na mesa.

8. Umidificador de ar

Outro ponto muito importante, mas que passa despercebido é o ar do ambiente em que trabalhamos. Hoje em dia é muito comum trabalharmos em escritórios fechados e com ar condicionado, às vezes até sem janelas, o que compromete e muito nosso bem-estar. Para melhorar esse aspecto, Scardua indica ter um umidificador de ar pequeno —existem versões para mesa de escritório — ou, se preferir, uma planta aquática também pode ser uma saída.

9. Lanches saudáveis

Muitas pessoas têm por hábito aliviar um pouco o estresse com a comida e sabemos que essa não é a melhor estratégia para lidar com a situação. "Porém, se isso funciona, vale ter uma vasilha com algum tipo de petisco saudável, como biscoito integral, balinhas saudáveis, porque pode ajudar em alguns momentos", conta Scardua.