Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pigmento encontrado em vegetais pode ajudar no combate à hipertensão

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

19/01/2020 14h35

Um estudo publicado no periódico Nutrition Reviews mostrou que a ingestão de quercetina, flavonoide antioxidante presente em vegetais como cebola roxa, maçã e outros, pode ajudar no tratamento da hipertensão. A pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros adultos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para chegar a essa conclusão, eles revisaram mais de 17 estudos, com um total de 886 participantes. Cada estudo também avaliou os níveis de glicose no sangue, colesterol e insulina.

O resultado total de 13 grupos tratamento ao longo da pesquisa mostrou que o uso do flavonoide reduziu acentuadamente a pressão arterial sistólica.

Resultados em semanas

Durante oito semanas, os participantes consumiram a quercetina e apresentaram alterações significativas no colesterol de lipoproteína de alta densidade. Além disso, em pacientes hipertensos, a quercetina mostrou resultados positivos e os níveis de pressão tiveram uma ligeira melhora.

E como já era sabido, a revisão dos estudos concluiu ainda que uma redução na pressão arterial de mais de 10 mmHg reduz o risco cardiovascular em até 50% para insuficiência cardíaca, 35% para AVC e aproximadamente 25% para infarto.

Segundo os cientistas, apesar da incerteza do mecanismo da quercetina na redução da pressão sanguínea em humanos, ela oferece tratamento promissor em pacientes hipertensos e promove a saúde vascular.

Previna o surgimento da doença

Para o combate à hipertensão, os médicos recomendam a adoção de um estilo de vida saudável desde a infância até a terceira idade e a realização dos exames de saúde rotineiros pelo menos uma vez no ano. A prática de exercícios físicos é outro hábito recomendado.