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Tenho pressão alta, preciso restringir algum alimento da ceia de Ano-Novo?

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Imagem: Fernanda Garcia/UOL VivaBem

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

31/12/2019 04h00

Sim, principalmente aqueles com excesso de sal, como os industrializados, ultraprocessados, frituras, molhos prontos, entre outros. Isso porque o mineral está diretamente envolvido no desenvolvimento, manutenção e agravamento da hipertensão arterial por ativar e acelerar sistemas que controlam a pressão no organismo, o que promove a contração dos vasos sanguíneos e retenção de sal e água.

Além disso, também é indicado não exagerar na ingestão de carboidratos, com destaque para os de alto índice glicêmico, como açúcares, doces, farinhas brancas, bolachas etc. Isso porque, quando a pessoa consome grandes quantidades de alimentos ricos nesse nutriente, aumenta o nível de insulina (hormônio responsável em captar o açúcar do sangue e levar para as células) no corpo. Como consequência, as taxas de glicose no sangue aumentam e o corpo se defende ao aumentar a diurese para eliminá-la. E isso leva à redução da água nos vasos sanguíneos, estimulando o mecanismo de compressão e retenção de água e sal no organismo, o que aumenta a pressão arterial.

A hipertensão é diagnosticada quando os níveis de pressão arterial medidas em repouso estão acima do preconizado como normal, ou seja, 12/9. Essa aferição deve ser medida por um profissional habilitado, por pelo menos 15 minutos, sem a pessoa ter tomado chá, café, ou comido chocolate e tomado bebida alcoólica 30 minutos antes.

É importante se lembrar de não extrapolar na hora de usar o sal para temperar os alimentos que estiver preparando para a ceia de Réveillon. Afinal de contas, atualmente, é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), tanto para pessoas hipertensas ou não, o consumo de até 2 g de sódio por dia, o que equivale a 5 g de sal de cozinha, ou 5 colheres rasas de café. Porém, em torno de 3 g do tempero já estão embutidas nos alimentos, o que leva o indivíduo a poder consumir, no máximo, 2 g de sal na hora de cozinhar. Uma ótima opção são os temperos naturais. É possível encontrar uma diversidade, como cúrcuma, orégano, cominho, açafrão, noz-moscada, manjericão, alho, cebolinha, entre outros.

As bebidas também precisam de atenção. Os refrigerantes, inclusive aqueles na versão zero açúcar, contêm sódio, assim como sucos de caixinha e bebidas alcoólicas devem ser consumidos com moderação. No caso do álcool, beber muitos drinques pode aumentar a frequência cardíaca, o que também faz crescer a pressão arterial. E essas dicas se mantêm mesmo que o hipertenso esteja com a pressão controlada. Afinal de contas, ao longo de um ano inteiro, ele seguiu corretamente as dicas do médico, do nutricionista e do profissional de educação física e não precisa jogar tudo para o alto por conta do Réveillon. Curta bastante a passagem para 2020, mas com moderação. Isso serve para todos.

Fontes: Aline Richter, vice-presidente da APAN (Associação Paulista de Nutrição), filiada a ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição); Fernando Costa, diretor de promoção de saúde cardiovascular da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia); Lenita Borba, coordenadora da comissão de políticas públicas do CRN SP (Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS); e Renato Jorge Alves, coordenador do serviço de cardiologia da Santa Casa de São Paulo.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um email para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no UOL VivaBem.

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