Topo

Corrida

Fisioterapeuta: corredor deve "ouvir" corpo para saber quando mudar treinos

Do UOL, em São Paulo

21/11/2019 04h11

Em seu sexto episódio, publicado nesta quinta-feira (21), o podcast semanal Maratona, de VivaBem, aborda um dos maiores medos do corredor (amador ou profissional): as lesões.

O fisioterapeuta Cláudio Mesquita, colunista de VivaBem, fala sobre a importância de se ouvir o corpo na corrida. "Se a pessoa conhece o próprio corpo, consegue entender a hora de aumentar e diminuir os treinos", explica o médico.

Já Cesar Candido dos Santos, editor de VivaBem e que já fez as maratonas de Porto Alegre, Buenos Aires e São Paulo, fala sobre a importância da postura na corrida. "O corredor iniciante precisa conhecer melhor o corpo para não se machucar", diz. Cesar também comenta sobre a recuperação após treinos e provas.

A primeira temporada do programa, com oito episódios, é uma jornada pelo ciclo de treinamentos da apresentadora, a jornalista Tatiana Schibuola, que se prepara para correr a sua terceira maratona. A cada novo episódio, ela divide o estúdio com especialistas e corredores de carteirinha para discutir o que há de mais importante pra quem frequenta as pistas de corrida: alimentação, suplementação, lesões, determinação, preparação... Toda quinta, um novo episódio.

Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts. Para ouvir estes e outros programas, você pode baixar aplicativos como o Spotify e o Apple Podcasts, por exemplo, buscar o nome do podcast e dar play no episódio desejado.

' data-autoplay='true' data-related='false' data-btnfollow='falseframeborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>

Corrida