Topo

Beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial: veja mais 5 benefícios

iStock
Imagem: iStock

Samantha Cerquetani

Colaboração para o VivaBem

08/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • A beterraba contém manganês, potássio, folato e vitaminas C e do complexo B, além de antioxidantes
  • Consumir regularmente o alimento ajuda a diminuir a pressão arterial, aumenta o desempenho físico, faz bem para o cérebro e a digestão
  • Quem consome regularmente pode ter alterada a cor da urina ou fezes, por causa do pigmento do alimento. Mas é algo temporário e que não traz problemas
  • A beterraba é um ingrediente bastante frequente em saladas, mas o suco também é bastante popular

A beterraba é uma raiz tuberosa que teve sua origem na Europa. De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), há três tipos: a açucareira, usada para produção de açúcar; a forrageira, para alimentação animal; e aquela que é consumida como hortaliça, o tipo mais conhecido no Brasil.

O alimento se destaca como fonte de manganês, potássio e folato. Além disso, possui vitaminas C e do complexo B, ácido fólico, carotenoides, betacaroteno e betalaína, que é um antioxidante.

Esse vegetal cozido possui cerca de 32 kcal em cada 100 g e apresenta muitas fibras. A beterraba é bastante consumida em saladas e na forma de suco. Com sua cor vibrante, que varia entre roxo e vermelho, ela ganha destaque nas receitas por seu sabor levemente adocicado. Veja detalhes sobre os benefícios desse vegetal.

1. Controla a pressão arterial

Consumir beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso ocorre devido à presença de uma substância chamada nitrato, que melhora a dilatação das veias, o fluxo sanguíneo e a passagem do oxigênio. Ter a pressão arterial controlada ajuda a diminuir os riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVC).

2. Melhora o desempenho físico

Mais uma vez, os nitratos são responsáveis por um benefício: consumir o alimento melhora o desempenho das mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia. O nitrato se transforma em ácido nítrico no organismo e ajuda a levar nutrientes para os músculos, aumentando a energia e a recuperação muscular.

3. Faz bem para o sistema digestivo

A beterraba é uma fonte de fibras, o que melhora a digestão. A fibra vai para o cólon ao ser consumida, onde alimenta as boas bactérias intestinais, facilitando a eliminação das fezes. Com isso, previne também problemas como constipação e doenças inflamatórias intestinais.

4. Melhora a função cerebral

Estudos mostram que o consumo de beterraba pode melhorar a função cerebral e as habilidades cognitivas. Os nitratos promovem a dilatação dos vasos sanguíneos e aumentam o fluxo sanguíneo no cérebro. Sendo assim, o órgão passa a funcionar melhor.

5. Promove a saciedade

A presença das fibras ajuda a aumentar a saciedade e assim diminuir a ingestão de calorias. Além disso, possui bastante água em sua composição e poucas calorias. Consumida crua ou no suco sem coar, a beterraba pode contribuir para o emagrecimento.

6. Diminui a glicose no sangue

Devido à presença de antioxidantes, a beterraba contribui para diminuir os níveis de glicose no sangue. Também aumenta a sensibilidade à insulina, o que faz bem para quem tem diabetes. Por mais que ela tenha um índice glicêmico médio (54), a carga glicêmica (ou seja, a quantidade total do carboidrato) é baixa (5), devido a alta quantidade de fibras.

Beterraba combate anemia?

Uma questão bastante frequente sobre o consumo da beterraba é se ela é eficaz no combate à anemia. A verdade é que o legume até ajuda a prevenir, mas não pode ser considerado um alimento rico em ferro —cerca de 100 g da beterraba cozida contém apenas 0,2 mg. Lembrando que a anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro, que é um nutriente essencial ao organismo, que realiza o transporte de oxigênio para as células do corpo e ajuda na produção dos glóbulos vermelhos.

Benefícios em estudo

- Reduz a inflamação: pesquisas realizadas em cobaias comprovaram que o suco de beterraba pode ser eficiente no combate a inflamações. Em um desses estudos, que foi realizado com ratos, o alimento conseguiu diminuir a inflamação nos rins.

- Possui propriedades anticancerígenas: a beterraba possui antioxidantes que podem ajudar a combater o câncer. Uma pesquisa realizada em animais mostrou que o extrato de beterraba reduziu o crescimento de células malignas. Já um estudo realizado em tubo de ensaio comprovou que o extrato de beterraba diminuiu o crescimento de células malignas de câncer de próstata e de mama.

- Protege o fígado: o consumo de suco de beterraba pode ser benéfico para a saúde do fígado. É o que indica um estudo realizado em ratos com lesão hepática. De acordo com a pesquisa, os roedores que receberam extrato de beterraba tiveram menos danos no fígado em comparação com os outros ratos.

- Diminui o colesterol: uma pesquisa realizada em ratos mostrou que o extrato de beterraba reduziu o colesterol total e os triglicerídeos e aumentou o colesterol HDL (bom). De acordo com os pesquisadores, esse benefício ocorre devido aos seus fitonutrientes, como os flavonoides presentes no alimento.

Contraindicações

Na maioria das vezes, comer beterraba não causa efeitos colaterais ou riscos à saúde. Um detalhe importante é que consumir o legume regularmente pode alterar a cor da urina ou das fezes, por causa do pigmento do alimento. Mas é algo temporário e que não causa problema.

Quem tem pressão baixa ou toma medicamentos para pressão alta precisa checar com o médico se há alguma contraindicação em consumir o alimento regularmente e qual é a quantidade adequada. Além disso, quem tem pedras nos rins precisa evitar consumir em excesso, uma vez que a beterraba possui oxalatos, o que pode aumentar o problema de saúde.

Como consumir

A beterraba é consumida com bastante frequência ralada em saladas ou cozida. Pode também fazer parte de diversas receitas como sopas, bolos, refogados e suflês.

Para quem gosta de variar, é possível incrementar as receitas e incluir o vegetal em lanches naturais e massas. O suco de beterraba é bastante popular e pode ser consumido com outras frutas como laranja para potencializar os benefícios.

Na hora da compra, opte por beterrabas frescas, sem sinais de deterioração. Ela precisa ser firme e não pode estar amassada ou opaca. A beterraba cozida pode ser congelada, pois mantém o sabor e a textura.

Fontes: Edson Credidio, nutrólogo e professor da Pós-Graduação em Alimentos Funcionais e Bioativos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); Cristiane Zago, coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário FMU; Thaís Sarian, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Marcelle Sacchi, nutricionista da Estima Nutrição.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.