Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Varicocele é a principal causa de infertilidade masculina; saiba mais

Leonardo Lopes

Jornal da USP

17/08/2019 10h07

Homens que sofrem com varicocele frequentemente têm dificuldade para gerar filhos. A doença, que acomete cerca de 15% da população masculina e é frequentemente assimtomática (ou seja, não dá sinais de que há algo de errado no corpo do homem), consiste em varizes iguais as que são conhecidas por se manifestarem nas pernas, porém surgem na região do escroto, como conta o urologista Jorge Hallak, da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP).

O médico explica que que as veias testiculares se conectam à veia renal e à veia cava. O fluxo do sangue é ascendente, ou seja, a gravidade age contra. Por isso, as veias possuem em seu interior um sistema de válvulas que impedem que o sangue sofra refluxo. "Na varicocele esse sistema não funciona e ocorre o refluxo sanguíneo. Isso faz com que o sangue não circule adequadamente, levando a uma queda do nível de oxigênio nas células do testículo. Desta forma, há um aumento do 'estresse ativo de oxigênio' que causa a lesão celular."

Neste processo dois compartimentos do testículo são afetados. O de formação de espermatozoides, nas chamadas células de Sertoli; e no compartimento produtor de testosterona, as chamadas células de Leydig, "que são mais resistentes que as de Sertoli", completa o médico. A diferença de resistência entre as duas é o que justifica a varicocele muitas vezes proporcionar infertilidade nos homens. "Entre 30% e 45% dos homens terão uma disfunção espermática decorrente da varicocele", diz o especialista.

Além disso, a falta de oxigênio na região causa uma lesão anatômica. O urologista, que também coordena o Grupo de Estudos em Saúde Masculina do Instituto de Estudos Avançados da USP, comenta que a médio/longo prazo pode se formar uma pequena fibrose na microcirculação testicular que impede a troca de oxigênio e substâncias nutritivas entre essas células.

A varicocele é assintomática e somente em casos agravados pode apresentar dor testicular. Por isso, raramente um médico é procurado, reforçando a importância do autoexame. "O homem poderia eventualmente avaliar sozinho a diferença de tamanho entre os testículos. Geralmente a varicocele afeta mais o lado esquerdo, mas também existe no lado direito."

Por afetar a anatomia, geralmente ocorre uma intervenção cirúrgica. Hallak tranquiliza explicando que é uma cirurgia simples, com incisão pequena, e em no máximo 48 horas o indivíduo se recompõe. Mas reforça que não basta simplesmente detectar o problema e fazer a cirurgia de correção. "Ela precisa ser vista não de forma isolada, mas no contexto de saúde de modo geral. Se o indivíduo fuma, há uma formação enorme de radicais livres de oxigênio, isso se soma ao efeito da varicocele aumentando a lesão, por exemplo. Existem cofatores de risco, por isso a abordagem não pode se resumir à cirurgia", explica.

Uma mudança moderada de hábitos e estilo de vida já é de grande ajuda para que o paciente tenha mais condições pessoais de combater os efeitos da varicocele. Além disso, existe um grande hiato no acompanhamento médico da vida comum de um homem. Geralmente ele passa pelo pediatra, na adolescência, e somente sente a obrigação de se examinar novamente quando precisa fazer o exame de próstata, na faixa dos 40 anos. A prevenção é imprescindível para esta doença, que geralmente não apresenta grandes sintomas.