Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo indica que estresse estimula o crescimento de células cancerosas

Estudo foi feito com ratos e indicou o hormônio epinefrina pode ser responsável pelos malefícios - iStock
Estudo foi feito com ratos e indicou o hormônio epinefrina pode ser responsável pelos malefícios Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

27/02/2019 04h00

Não é novidade para ninguém que nossas emoções influenciam na saúde. O estresse é considerado culpado por prejudicar o coraçãodiminuir a expectativa de vida, e aumentar a chance de doenças autoimunes em até 36%, de acordo com estudo publicado no ano passado.

Uma nova pesquisa, publicada no periódico Journal of Clinical Investigation, mostra que quando crônico (de modo prolongado e contínuo) o sentimento também pode acelerar o crescimento de células cancerosas. 

Com a descoberta, os pesquisadores esperam que se abram novos caminhos para a prevenção do câncer.

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas usaram ratos que apresentavam quadro similar ao câncer de mama e os dividiram em dois grupos
  • Para ver como o estresse afetaria o crescimento das células cancerosas nos roedores, o primeiro grupo foi colocado em compartimento pequeno e restritivo por uma semana. 
  • O segundo grupo, que serviu como controle, foi para um espaço grande e confortável.
  • Os cientistas observaram que os ratos estressados exibiram mudanças no comportamento e tinham tumores cancerosos maiores do que o grupo controle.
  • Quando eles analisaram como vários fatores fisiológicos mudaram nos ratos que tinham experimentado o estresse crônico, os pesquisadores se aproximaram de um hormônio chamado epinefrina (adrenalina).
  • Em alguns animais receberam uma droga que bloqueou o ADRB2 --que é um receptor de epinefrina -- os tumores e número de células cancerosas também eram menores.
  • Apesar do indicativo, os pesquisadores afirmam que não ficou claro exatamente como o estresse contribuiu para a progressão do câncer e são necessárias mais pesquisas.

Entenda as alterações que o estresse causa no seu organismo

Diante de um momento estressante, seu corpo produz hormônios que desencadeiam uma série de alterações. A pupila dilata, o coração acelera, a glicose (combustível) no sangue aumenta e os músculos ficam prontos para agir. Isso é ótimo e garante sua sobrevivência, pois contribui para que não falte força e energia para "se livrar do leão". 

Quando se repete dia após dia, essa emoção tão comum pode trazer problemas. Confira, no vídeo abaixo, os efeitos do estresse no corpo:

#SemFrescura: vive irritado? Entenda o que o estresse faz no seu corpo

VivaBem
SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook | Instagram | YouTube