Topo

VivaBem no Verão

Espaço para curtir o verão com notícias, vídeos e atividades no litoral


VivaBem no Verão

Óculos de camelô provoca problemas nos olhos? Quais os riscos

Istock
Imagem: Istock

Priscila Carvalho

Do Uol VivaBem, em São Paulo

04/01/2019 17h35

Quem nunca comprou óculos de sol na praia, farmácia ou de um vendedor ambulante no metrô? O preço é atraente e, muitas vezes para sair bem na foto, muitas pessoas recorrem ao acessório barato. Eu mesma já comprei um par de óculos por 20 reais, mas a experiência foi a pior possível: fiquei cerca de uma hora com ele e depois senti uma dor de cabeça muito forte e pensei que poderia ter relação

Estava certa. Um dos principais sintomas de quem usa óculos impróprio pode ser a dor de cabeça. Embora seja muito difícil identificar se a peça tem proteção UV, a falta dela a longo prazo pode gerar diversos problemas

Isso porque quando usamos óculos sem proteção, o raio UV entra diretamente na retina. Como ela não foi feita para receber essa radiação, o contato causa uma série de lesões, que podem distorcer a formação de imagens, causar visão dupla, tontura, ardência e, se o uso for prolongado, aumenta o risco de catarata.

E se você estiver se perguntando se não é melhor usar os óculos piratas do que sair sem nenhum, saiba que na verdade as opções de camelô pioram o problema. Isso porque nossas pupilas se fecham automaticamente quando estamos expostos a luzes muito fortes, justamente como defesa contra os raios UV. Como os óculos tem um filtro escuro, as pupilas acabam se dilatando como se estivessem expostas a menos radiação do que realmente estão, o que aumenta à exposição dos olhos.

O recomendado é comprar em lojas que tenham certificados e garantam selo de qualidade e proteção UV ao consumidor. Os óculos "piratas" não passam por testes que comprovem sua eficácia. 

Em alguns estabelecimentos ou óticas é possível achar aparelhos que imitam a passagem de raio ultravioleta, no qual a lente reflete o raio e não deixa passar, mas não é algo simples de encontrar. Na dúvida, não compre ou use qualquer tipo de óculos que seja de origem duvidosa. 

Fonte: Cristiano Caixeta, oftalmologista e membro da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). 

VivaBem no Verão

O UOL VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. Um espaço com atividades para você se exercitar, mas também curtir e relaxar na entrada da Riviera de São Lourenço. Venha nos visitar!

Data: do dia 27 de dezembro de 2018 ao dia 03 de fevereiro de 2019, de quinta a domingo 
Horário: das 16h às 00h
Endereço: Avenida da Riviera, ao lado do shopping, na praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube

VivaBem no Verão