Topo

Sem Frescura: preciso passar protetor solar toda vez que sair da água?

Mais Sem Frescura
1 | 25
Siga o VivaBem no

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em Bertioga (SP)

27/01/2020 04h00

Quem curte aproveitar o verão pegando uma praia ou dando aquele mergulho refrescante em uma piscina sabe bem a chateação que é ter que reaplicar o protetor solar sempre que sai da água. Ainda bem que hoje em dia existem os protetores à prova d'água, que garantem proteção mesmo depois de um mergulho, não é mesmo?

Bem, mais ou menos: na verdade, mesmo com esses produtos, é melhor reaplicar o protetor solar sempre que você entrar na água. Pode parecer paranoia, mas essa é a recomendação de especialistas.

Eles explicam que, por mais que esses produtos resistam à água, o suor e o atrito de partes do corpo reduzem sua eficácia ou, na pior das hipóteses, removem sua proteção. O melhor a se fazer, portanto, é se secar e reaplicar o protetor.

E atenção: caso o seu mergulho tenha sido no mar, o ideal é tomar uma ducha de água doce para remover o sal da pele antes de passar novamente o produto. O motivo disso é que o sal, por osmose, desidrata a pele.

Mas não é só depois de mergulhar que você precisa ter mais cuidado com a pele. A simples aplicação do protetor deve ser feita com cuidado, inclusive em áreas que serão cobertas pelas roupas de banho. Uma boa ideia é passar o protetor antes mesmo de sair de casa e reforçar a aplicação quando você chegar na praia ou na piscina.

A escolha do fator de proteção também pesa e, via de regra, não importa o tom da sua pele: FPS 30 é o mínimo recomendado por especialistas. Já a duração do efeito de proteção varia, uma vez que depende do suor de cada pessoa. Caso você tenha feito alguma atividade física sob o sol, o ideal é reaplicar de forma mais frequente.

Usar um protetor mais forte também pode ser uma boa ideia, uma vez que a proteção é preservada mesmo quando ele é bem espalhado pelo corpo.

Apesar de normalmente usarmos para evitar queimaduras, os protetores são muito eficientes para proteger contra o câncer de pele. Então, se você é do tipo que usa só quando está na praia, fica o aviso: não tenha preguiça e inclua o protetor no seu dia a dia. A sua pele agradece.

Roteiro: Rodrigo Lara. Fontes: Luiz Guilherme Castro, dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP); Lílian Licarião, dermatologista do Fleury Medicina e Saúde; Caio Lamunier, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e do Hospital das Clínicas de São Paulo; Michele Haikal, dermatologista; Mariana Dias Batista, dermatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo; Alice Jaruche, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês, Hospital Santa Catarina e do laboratório Fleury e Silvana Coghi, chefe de equipe da Dermatologia da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita