Topo

Corrida


Corrida

A rota de Forrest Gump: qual a distância percorrida pelo famoso personagem?

Lançado em 6 de julho de 1994 nos Estados Unidos, o filme "Forrest Gump: O Contador de Histórias" (1994) fez grande sucesso. O ator recebeu um Oscar e um Globo de Ouro pela atuação - Divulgação
Lançado em 6 de julho de 1994 nos Estados Unidos, o filme "Forrest Gump: O Contador de Histórias" (1994) fez grande sucesso. O ator recebeu um Oscar e um Globo de Ouro pela atuação Imagem: Divulgação

Alexandre Sinato

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/12/2018 04h00

"Run, Forrest, run". Essa expressão ficou famosa há mais de 20 anos, quando o filme Forrest Gump, lançado em 1994 e estrelado por Tom Hanks, começou a fazer sucesso. A corrida é importante em alguns momentos desse título, mas na parte final ela vira protagonista quando Forrest Gump corre sem parar por mais de três anos. Nesse período, a personagem teria percorrido qual distância?

Não existe uma resposta precisa para essa pergunta, já que o filme não detalha todos os percursos feitos por Gump. Mesmo assim, com base nas informações fornecidas ao longo da trama, é possível calcular trechos usando diálogos e paisagens como pistas.

Foi o que um site chamado "Centives" se propôs a fazer. Partindo do interior do Alabama, estado natal do protagonista, é possível estimar os principais trechos da corrida, como a sequência mostrando o píer de Santa Monica, na Califórnia, e um farol na costa leste, à beira do Oceano Atlântico.

Também foi usado como base um mapa exibido durante o filme, quando uma emissora de televisão mostra ao fundo o caminho percorrido por Gump nos dois primeiros anos de sua empreitada.

Entraram na conta ainda o fato de ele ter cruzado os Estados Unidos quatro vezes, de ponta a ponta, passando por paisagens conhecidas, como uma famosa curva da Grandfather Mountain, na Carolina do Norte, ou o rio Mississippi, que ele diz ter atravessado quatro vezes.

Assim, o número aproximado supera as 15 mil milhas (cerca de 24,5 mil quilômetros), distância equivalente a quase 600 maratonas. No filme, a personagem de Tom Hanks diz ainda que correu durante três anos, dois meses, 14 dias e 16 horas.

Ao contar essa história a um interlocutor, Gump afirma que só parava quando tinha vontade de comer, dormir e ir ao banheiro. O fim de sua jornada se deu em Monument Valley, região de paisagem desértica conhecida por ser próxima da divisa comum a quatro estados norte-americanos: Utah, Arizona, Colorado e Novo México.

"Estou um pouco cansado. Acho que vou para casa agora", decreta Forrest Gump ao parar subitamente numa rodovia, observado por dezenas de seguidores que acumulou ao longo de sua corrida. Talvez poucas personagens tenham corrido tanto quanto ele na história do cinema. Forrest correu, e muito, nesse filme.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube